ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

um estudo de caso naempresa XY no município de Carangola – MG

Authors

  • Elisângela Freitas da Silva UEMG - Carangola
  • Marilia Costa Machado UEMG - Carangola
  • Nathã Cezar da Rocha Silva UEMG - Carangola
  • Patrícia Aparecida de Oliveira Ramos UEMG - Carangola
  • Vagner Correa UEMG - Carangola

Keywords:

marketing, endomarketing, fluxo de informações, clima organizacional

Abstract

  Nos dias atuais, qualquer empresa que possua como objetivo se destacar em sua área de atuação precisa compreender a importância do alinhamento e motivação dos colaboradores para que sejam capazes de exercer suas funções com alto grau de excelência. Buscando este horizonte é que o endomarketing deve ser aplicado, principalmente no que diz respeito à visão dos gestores. Essa ferramenta se mostra benéfica nas empresas, que visa um melhor aproveitamento do capital humano das organizações fazendo com que os mesmos se sintam motivados, integrados e tendo como objetivo único o sucesso da empresa.  O endomarketing é o marketing para os colaboradores, onde vender a imagem da empresa passa a ser um patrimônio importante de qualquer organização. Contudo, a pesquisa tem por objetivo avaliar e analisar as implicâncias que o endomarketing exerce sobre o clima organizacional na empresa XY na cidade de Carangola – MG. A metodologia foi definida por uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisas bibliográficas, com um estudo de caso e aplicação de questionário semiestruturado individual com questões abertas e fechadas. A base para amostra foi colhida de forma aleatória, que visa maior credibilidade e precisão, com 16 colaboradores atuantes no setor fiscal, administrativo, comunicação visual e montagem externa da empresa pesquisada, que atua na área comercial. Como resultado, observou-se que a aplicação do endomarketing ainda se encontra em fases iniciais e possui suas ferramentas sem a total utilização. Desse modo, são geradas visões diferentes da empresa por parte dos colaboradores e, por consequência, um clima organizacional que se mostrou desfavorável.

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Published

2023-05-16

How to Cite

SILVA, E. F. da; MACHADO, M. C.; SILVA, N. C. da R.; RAMOS, P. A. de O.; CORREA, V. ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: um estudo de caso naempresa XY no município de Carangola – MG. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1064. Acesso em: 30 sep. 2024.

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