O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E A INFLUÊNCIA DE ELEMENTOS HEDÔNICOS NO PROCESSO DE ESCOLHA NO SETOR HOTELEIRO

Autores

  • Elisângela Freitas da Silva UEMG - Carangola
  • Jéssica Guilherme da Silva UEMG - Carangola
  • Marilia Costa Machado UEMG - Carangola
  • Patrícia Carias Guedes Moraes UEMG - Carangola

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, elementos hedônicos, hotelaria

Resumo

O setor de hotelaria é capaz de gerar e estimular diversos benefícios para uma localidade, uma vez que esse empreendimento esteja apto e oportunizando, os hotéis podem movimentar recursos e gerar empregos. Com isso, há uma crescente tendência em proporcionar experiências para os consumidores, em que tratar bem o cliente e oferecer um serviço de qualidade é fundamental para o sucesso de uma empresa e, principalmente, satisfação ao cliente. A pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor e a influência de elementos hedônicas no processo de escolha pelos serviços de hotelaria do Dourada Parque Hotel no município de Pedra Dourada – MG. A metodologia utilizada para a pesquisa foi descritiva com abordagem qualitativa, a partir da coleta de dados bibliográficos e com aplicação de 37 (trinta e sete) questionários aos hóspedes presentes no hotel durante o check out e via internet para aqueles que já estiveram hospedados. Para tanto, a pesquisa permitiu conhecer o perfil dos hóspedes e identificar o comportamento do consumidor e a influência de elementos hedônicos na escolha pelos serviços prestados pelo hotel. Após dados analisados, foi possível observar e concluir que a maioria dos clientes pesquisados avaliaram de maneira positivas os serviços prestados pelo Dourada Parque Hotel e que os elementos hedônicos no processo de escolha podem influenciar diretamente na experiência de consumo de seus hóspedes, uma vez que essas experiências provocam reações internas que levam o cliente a retornar ao mesmo hotel, pelos serviços prestados com excelência.

Referências

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

SILVA, E. F. da; SILVA, J. G. da; MACHADO, M. C.; MORAES, P. C. G. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E A INFLUÊNCIA DE ELEMENTOS HEDÔNICOS NO PROCESSO DE ESCOLHA NO SETOR HOTELEIRO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1099. Acesso em: 30 set. 2024.

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