FACEBOOK E EDUCAÇÃO

desafio contemporâneo

Autores

  • Adriana Lourenço de Sá UEMG - Carangola
  • Marília Costa Machado UEMG - Carangola

Palavras-chave:

ferramenta pedagógica, Facebook, aprendizagem

Resumo

O Facebook é uma rede social, que vem crescendo no mundo. Criado em 2004, pelo universitário Mark Zuckerberg, com o propósito de ser um espaço de conexão entre estudantes da Universidade de Harvard, porém com o grande sucesso nesta instituição, expandiu-se rapidamente por várias partes do mundo. Os dados fornecidos pelo Facebook mostram que mais de 75% dos usuários da rede estão fora dos Estados Unidos e que há mais de 70 idiomas disponíveis no site. Por permitir a conexão das pessoas, o compartilhamento de arquivos e experiência e também a interação de forma mais dinâmica, o Facebook é uma excelente ferramenta pedagógica. Pois os discentes já possuem cadastro na rede e sentem-se confortáveis com o ambiente, o que pode ser explorado pelos educadores para estimular a participação dos alunos nas atividades. Este estudo baseia-se em livro e artigos científicos, com o objetivo de mostrar como o Facebook pode auxiliar na aprendizagem tornando-se uma ferramenta pedagógica essencial.

Referências

AGUIAR, Sonia. Redes Sociais na Internet: Os desafios à pesquisa. Rio de Janeiro, 2007.

CABRAL, Lauriane LourenÇo Leal. Utilização do facebook como ferramenta pedagógica para trabalhar a temática ambiental em curso superior de tecnologia. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação e Novas Tecnologias, Centro Universitário

Internacional Uninter, Curitiba, 2016. Disponível em: <https://portal.uninter.com/wp-content/uploads/2017/mestrado/dissertacoes/LAURIANE-LOURENCO-LEAL-CABRAL.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2017.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação nas escolas: relações possíveis ... relações construídas. São Paulo: Saraiva, 2006.

RECUERO, Raquel. Redes Socias na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTOS, M. E. V. Desafios pedagógicos para o século XXI. São Paulo: Lisboa, 2006.

STURGEON, C.M; WALKER,C. Faculty on Facebook: Confirm or Deny? 14th Annual Instructional Technology Conference. Tennessee. 2009.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Internet na educação: o professor na era digital. Pumhi: Érica, 2002.

VALENTE, Flávio Luiz Schieck. Direito humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo, Cortez, 2002

Publicado

2023-05-16

Como Citar

SÁ, A. L. de; MACHADO, M. C. FACEBOOK E EDUCAÇÃO: desafio contemporâneo. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1067. Acesso em: 30 set. 2024.