NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA
UTILIZANDO RECURSOS MIDIÁTICOS NO ESTUDO DAS CONSTELAÇÕES
Palavras-chave:
ensino de astronomia, recursos midiáticos, tecnologias na educação, educação de jovens e adultosResumo
Apesar do crescente interesse relativo à Astronomia entre os jovens nos últimos anos, ainda é pouca a atenção recebida pelo tema nas instituições de Ensino Básico brasileiras. Seja pela dificuldade de adequar o ensino de tal ciência ao currículo, seja pela dificuldade dos professores em trabalhar o tema com metodologias diversificadas, essa contradição é ainda mais prevalente nos turnos da noite. É notável, assim, a relevância da utilização de novos recursos, informatizados ou não, que permitam a difusão significativa dos conhecimentos sobre o Universo entre os estudantes, fugindo do padrão tradicional “quadro e giz”. Nesse contexto, fazendo uso de recursos midiáticos, levamos a uma turma de EJA, composta por 25 alunos de ambos os sexos e com média de idade de 22 anos, uma apresentação de caráter interativo sobre constelações, trabalhando sua importância histórica e cultural nas diferentes sociedades ao longo do tempo. Os alunos foram estimulados a participar de forma lúdica e contextualizada, o que trouxe excelentes resultados em relação a sua participação e a seu interesse pelo tema. A aula, considerada atrativa pelos mesmos, propôs uma nova forma de aprendizado para os alunos.
Referências
BERNARDES, Adriana O. Utilização do Skype no Ensino de Astronomia: Uma experiência realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro. Acesso em: 25 de setembro de 2019. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conapesc/trabalhos/TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1699_04062018231213.pdf.
CONCEIÇÃO, G., ARAÚJO; R. de; SILVA, M. L. da. Utilização dos Recursos Midiáticos no Ensino de Biologia, em Escola Pública. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 1, n. 2, p. 51-62, Nov. 2018.
DE PAULA CHAGURI, Jonathas. O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira para aprendizes brasileiros. Acesso em: 25 de setembro de 2019. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/u00004.htm.
FROES, André Luís Delvas. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o Ensino Médio. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo , v. 36, n. 3, p. 1-15, Set. 2014 .
LIMA, FLÁVIA PEDROZA; MOREIRA, I. de C. Tradições astronômicas tupinambás na visão de Claude D’Abbeville. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 3, n. 1, 2005.
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Acesso em 25 de setembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
SANTOS, Mariana Nascimento; SOUZA, M. L. O ensino de Ciências em turmas de educação de jovens e adultos. Anais do VIII ENPEC. Campinas: Unicamp, 2011.
SEEDUC. Currículo Mínimo 2012. Acesso em 25 de setembro de 2019. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/CURRICULOS/Rio_de_Jneiro_Curriculo_Minimo_2012_Fisica_Livro.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Bruna Thurler Alves, Adriana Oliveira Bernardes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.