NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA

UTILIZANDO RECURSOS MIDIÁTICOS NO ESTUDO DAS CONSTELAÇÕES

Autores/as

  • Bruna Thurler Alves UFF
  • Adriana Oliveira Bernardes UFRJ

Palabras clave:

ensino de astronomia, recursos midiáticos, tecnologias na educação, educação de jovens e adultos

Resumen

Apesar do crescente interesse relativo à Astronomia entre os jovens nos últimos anos, ainda é pouca a atenção recebida pelo tema nas instituições de Ensino Básico brasileiras. Seja pela dificuldade de adequar o ensino de tal ciência ao currículo, seja pela dificuldade dos professores em trabalhar o tema com metodologias diversificadas, essa contradição é ainda mais prevalente nos turnos da noite. É notável, assim, a relevância da utilização de novos recursos, informatizados ou não, que permitam a difusão significativa dos conhecimentos sobre o Universo entre os estudantes, fugindo do padrão tradicional “quadro e giz”. Nesse contexto, fazendo uso de recursos midiáticos, levamos a uma turma de EJA, composta por 25 alunos de ambos os sexos e com média de idade de 22 anos, uma apresentação de caráter interativo sobre constelações, trabalhando sua importância histórica e cultural nas diferentes sociedades ao longo do tempo. Os alunos foram estimulados a participar de forma lúdica e contextualizada, o que trouxe excelentes resultados em relação a sua participação e a seu interesse pelo tema. A aula, considerada atrativa pelos mesmos, propôs uma nova forma de aprendizado para os alunos.

Biografía del autor/a

Bruna Thurler Alves, UFF

Concluiu o Ensino Médio em 2017 pelo Colégio Estadual Canadá, onde fez parte, desde sua fundação e até os dias de hoje, do Grupo de Astronomia do Colégio Estadual Canadá. Através do Grupo, participou de diversas feiras, mostras e eventos ligados à divulgação científica, seja como palestrante, visitante ou parte da comissão organizadora. Continua a desenvolver trabalhos e projetos de física e astronomia junto à sua orientadora e aos atuais alunos de sua antiga escola. Atualmente, é Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Adriana Oliveira Bernardes, UFRJ

Formada em Física pela UFJF, mestre em Ensino de Ciências pela UENF e doutanda em Ensino de Física pela UFRJ.

Citas

BERNARDES, Adriana O. Utilização do Skype no Ensino de Astronomia: Uma experiência realizada em colégio público estadual do Rio de Janeiro. Acesso em: 25 de setembro de 2019. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conapesc/trabalhos/TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1699_04062018231213.pdf.

CONCEIÇÃO, G., ARAÚJO; R. de; SILVA, M. L. da. Utilização dos Recursos Midiáticos no Ensino de Biologia, em Escola Pública. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 1, n. 2, p. 51-62, Nov. 2018.

DE PAULA CHAGURI, Jonathas. O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira para aprendizes brasileiros. Acesso em: 25 de setembro de 2019. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/u00004.htm.

FROES, André Luís Delvas. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o Ensino Médio. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo , v. 36, n. 3, p. 1-15, Set. 2014 .

LIMA, FLÁVIA PEDROZA; MOREIRA, I. de C. Tradições astronômicas tupinambás na visão de Claude D’Abbeville. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 3, n. 1, 2005.

MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Acesso em 25 de setembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file

SANTOS, Mariana Nascimento; SOUZA, M. L. O ensino de Ciências em turmas de educação de jovens e adultos. Anais do VIII ENPEC. Campinas: Unicamp, 2011.

SEEDUC. Currículo Mínimo 2012. Acesso em 25 de setembro de 2019. Disponível em: http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/CURRICULOS/Rio_de_Jneiro_Curriculo_Minimo_2012_Fisica_Livro.pdf

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

ALVES, B. T. .; ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UTILIZANDO RECURSOS MIDIÁTICOS NO ESTUDO DAS CONSTELAÇÕES. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/922. Acesso em: 30 sep. 2024.