NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO LEGAL NA DARK WEB
Palavras-chave:
direito à intimidade, segurança dos usuários, regulamentaçãoResumo
A dark web é um "ponto cego" da internet, um espaço de difícil rastreamento para os sistemas de proteção de navegação segura no ciberespaço. Se por um lado, a possibilidade de navegar e circular aquele meio sem ser identificado protege o direito fundamental à privacidade, por outro, põe em risco os usuários que formam parcela significativa da sociedade (em torno de 90% do espaço cibernético), já que se torna espaço fértil ao desenvolvimento de práticas ilícitas e nocivas à sociedade. O problema consiste em responder: de que forma se pode evitar os malefícios da dark web à sociedade? O objetivo deste artigo é conscientizar a respeito da necessidade de normas específicas capazes de regulamentar a navegação na dark web. Isso com a finalidade de minimizar práticas que podem ir desde simples trote a um plano de ataque terrorista, tamanhas as possibilidades que esse espaço de navegação anônima oferece. A metodologia é qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica em autores tais como Anderson Schreiber, Antonio Fiorillo, Barbara Calderon, Marcel Leonardi, dentre outros que constam na referência.
Referências
BARCELLOS, Ana Paula de.; BARROSO, Luís Roberto. O começo da História. A nova interpretação constitucional e o papel dos princípios do direito brasileiro. 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.
BARROS, Thiago. Relembre a história da web. BARROS, Thiago. Relembre a história da web. 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2019.
BRASIL, Nações Unidas. Artigo 12: Direito à privacidade. 2018. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2019.
CALDERON, Barbara. Deep e Dark Web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. O Marco Civil da Internet: e o meio ambiente digital na sociedade da informação. São Paulo: Saraiva, 2015.6
LEONARDI, Marcel. Fundamentos de Direito Digital. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2019.
MARIA, Ana. ONU declara acesso à internet como direito humano. 2011. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2019.
MICELI, André Lima Cardoso. Professor da FGV alerta para os riscos da “dark web”. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.
MONTEIRO, Riche Grenge Vignoli; MONTEIRO, Silvana Drumont. A Dark Web e seu conteúdo informacional. 2016. Disponível em:
www.uel.br/eventos/cinf/indec.php/secin2016/paper/view/266/186. Acesso em: 22 de Maio de 2019.
SCHREIBER, Anderson. Direitos de personalidade. São Paulo: Renovar, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Lorena de Oliveira Paiva, Thiago Assed Tinoco de Bragança, Moyana Mariano Robles Lessa, Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.