A PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO HÍBRIDO
Palavras-chave:
plataformas digitais, plataformas adaptativas, modelos híbridosResumo
O estudo tem como motivação central o interesse em pesquisar e refletir acerca das tecnologias na educação como forma de motivar o aluno a aprender. Assim, este artigo apresenta algumas possibilidades de ensino, com a implantação de modelos de Ensino Híbrido, como recurso motivador para aprendizagem de Ciências Naturais. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, onde primeiramente, será abarcado na introdução sobre o Ensino Híbrido e seus conceitos e modalidades, posteriormente sobre a plataforma digital Khan Academy como possibilidade de Ensino Híbrido nas Ciências Naturais. Assim, o Ensino Híbrido pode oportunizar que o aluno tenha autonomia, criatividade, criticidade e, inserido nas tecnologias de forma prática e agradável, tornando-se um membro ativo na sociedade, contribuindo de diversas formas.
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.
BACICH, L.; MORAN, J. M. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47.
BRASIL. (2018). Base nacional Comum Curricular. BNCC. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em: 19 de março de 2020.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation. Tradução Fundação Lemann e Instituto Península, 2013.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p.
FARDO, M. L. A Gamificação como Estratégia Pedagógica: Estudo de Elementos dos Games Aplicados em Processos de Ensino e Aprendizagem. Caxias do Sul: UCS, 2013. Dissertação, Universidade de Caxias do Sul, 2013.
FITA, E. C. O professor e a motivação dos alunos. In: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1999. p. 65-135.
HORN, M; STAKER, H. Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
ROCHA, M. Khan Academy, uma iniciativa interessante. Artigo escrito sobre a Khan Academy em 31 de janeiro de 2012. Disponível em . Acesso em 20 de maio de 2020.
SUNAGA, A.; CARVALHO, C. S. As tecnologias digitais no ensino híbrido In: Lilian Bacich; Adolfo Tanzi Neto; Fernando de Mello Trevisani - Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
XOTESLEM, W. V. Personalização do ensino de Matemática na perspectiva do Ensino Híbrido. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Universidade de Brasília, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Cíntia Moralles Camillo, Daniel Teixeira Camillo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.