MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
revisão de literatura, tecnologias, biologiaResumo
O presente estudo objetivou verificar quais recursos tecnológicos estão sendo utilizados no Ensino de Ciências Biológicas e qual a sua importância para o ensino e aprendizagem, para tanto foi feito um mapeamento nos anais do Simpósio Internacional e Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE) nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Foram encontrados no total de 422 artigos, utilizando os descritores “Ciências Biológicas” e “Biologia”, dos quais onze se encaixaram nos critérios de inclusão e foram selecionados para a análise. Verificou-se que os recursos tecnológicos utilizados no Ensino de Ciências Biológicas foram: softwares, plataformas de Objetos de Aprendizagem e de Recursos Educacionais Aberto, vídeos, aplicativos móveis, entre outros. Na grande maioria dos artigos ficou evidente que os alunos se sentiram motivados ao utilizar as tecnologias educacionais. Entretanto, ficou claro que é necessário a reivindicação de políticas públicas eficiente, para que as escolas e os professores possam se especializar, a fim de trabalhar com as tecnologias.
Referências
ALMEIDA-SILVA, Y.; TCHAIKA, L.; DA SILVA, J. Educação semipresencial: um estudo de caso com alunos de ciências biológicas da UEMA. In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 1, 2016, São Luís, MA.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.
ARIEIRA, J. O. et al. Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão das discentes avaliações e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 63, p. 313-340, jun. 2009.
CAMILLO, C. M.. O uso das tecnologias digitais em atividades didáticas nas séries inicias do Ensino Fundamental. Revista Querubim (Online), v. 1, p. 40-46, 2019.
CAMILLO, C. M.; MEDEIROS, L. DA SILVA, J. P. Vídeos do YouTube: uma análise composicional. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85901
CAMILLO, C. M.; MEDEIROS, L. M. A Importância dos Jogos Digitais no Contexto Escolar. Competência, Porto Alegre, v. 11, n. 1, jul. 2018.
COSTA, M. J. M. et al. Bibliotecas e repositórios de objetos de aprendizagem: Potencialidades para o processo de aprendizagem. In. Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2, 2017. São Luís, MA.
COSTA, B. N. et al. KAHOOT: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no IFMA-Campus Barrerinhas. In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 3, 2018, São Luís, MA.
COSTA, L. B. et al. Uso de aplicativo para dispositivos móveis da identificação de plantas. In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,4, São Luís, 2019.
DA SILVA, G. F. et al. Biodiversidade e cultura Maranhense: a produção de um material didático como recurso educacional aberto (REA). In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,4, São Luís, 2019.
GUEDES, L.F. et al. Recursos tecnológicos e formação de professores: percepções de alunos de licenciatura do curso Ciências Biológicas. In. Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2, 2017. São Luís, MA.
KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012. 141p.
LEMOS, R. A.; VALLE, M. O uso da ferramenta canva no ensino de Biologia. In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,4, São Luís, 2019.
MAGALHÃES, Y. et al. A aprendizagem da coleta seletiva por meio do desenvolvimento e avaliação de um app game mobile. In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 3, 2018, São Luís, MA.
NETO, I. F. O professor data-show. Rede escola [página de internet]. 2010. Disponível em:. Acesso em: 18 de fev. 2020.
NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
PRENSKY, M. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em:< http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 17 de fev. 2020.
REIS, A. Diversidade cultural e biodiversidade: patrimônios interdependentes e pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável. Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2009, Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador-Bahia-Brasil.
SANTOS, D.; SOUZA, C. E. Formação docente: uma análise do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão. In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 1, 2016, São Luís, MA.
SANTANA, P. Uso de estratégias interativas digitais no ensino superior de Biologia na UFRA-Capitão-Poço (PA, BRASIL). In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 3, 2018, São Luís, MA.
SOUSA, J. L.; SOUSA, C. E. Ensino de Biologia e as tecnologias da informação e comunicação: ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCACIONAIS. In. Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2, 2017. São Luís, MA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Cíntia Moralles Camillo, Daniel Teixeira Camillo Camillo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.