A EXPERIÊNCIA DE UM PODCAST PARA A VALORIZAÇÃO E AFIRMAÇÃO DE VOZES NEGRAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS
Palavras-chave:
podcast, alfabetização sonora, escola pública, vidas negras importam, resistência negraResumo
O presente artigo é uma narrativa de professores da rede municipal de Campinas durante a pandemia de COVID-19 e sua constante preocupação com a educação pública de qualidade, bem como a aproximação com os estudantes e a reflexão sobre os problemas de nossa sociedade. A abordagem da resistência negra por meio do podcast enquanto ferramenta pedagógica surgiu da dificuldade da comunidade escolar em uma acessibilidade universal das plataformas digitais para o ensino remoto, portanto o formato foi escolhido na intenção de fomentar maior engajamento através de novas formas de comunicação. Entendendo que a pandemia foi marcada por atos antirracistas, de resistência das classes mais pobres e que evidenciou a desigualdade social em nosso país, nos propomos a trazer uma reflexão sobre o movimento negro de modo incisivo. Dada a relevância do assunto, nosso intuito também foi atingir todas as faixas etárias da comunidade escolar. O processo colaborativo de criação promoveu um processo de ressignificação e afirmação nossa prática pedagógica, bem como nossa constante busca pela educação pública de qualidade. Esse processo de ação-reflexão-ação se deu muito em função das nossas narrativas situadas e pesquisas desenvolvidas para a produção e com base nas reflexões que os entrevistados nos proporcionaram.
Referências
BRASIL. Decreto nº 10.282. Brasília, 2020. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/imagens/servicos-essenciais-covid-19. Acesso em: 27 jun. 2020
EMICIDA. Amoras. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
HOCKS, B. Meu crespo é de rainha. São Paulo: Boitempo, 2018.
MÁXIMO, W. Economia do Brasil encolherá 5,2% por causa de pandemia, prevê Cepal. Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/economia-do-brasil-encolhera-52-por-causa-de-pandemia-preve-cepal. Acesso em: 27 jun. 2020.
MOURA, I. V. Para morrer basta estar vivo, ou ser negro: análise do valor político da vida negra à luz da necropolítica e a reação do Movimento Black Lives Matter. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução de Eric Yamagute; Revisão técnica de Romero Tori e Deni Di Lascio. São Paulo: Editora Senac, 2012.
PUC-RIO. NÚCLEO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA EM SAÚDE (NOIS). Nota Técnica nº 11 de 27 de maio de 2020. Análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tSU7mV4OPnLRFMMY47JIXZgzkklvkydO/view. Acesso em 14 ago. 2020.
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução de Maria Trenc de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Cíntia Yuri Nishida, Cristiane França, Elias Kopcak, Natali Seleguim Carrenho, Renan Almeida Barjud

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.