A EXPERIÊNCIA DE UM PODCAST PARA A VALORIZAÇÃO E AFIRMAÇÃO DE VOZES NEGRAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS

Authors

  • Cíntia Yuri Nishida SME Campinas/SP
  • Cristiane França SME Campinas/SP
  • Elias Kopcak SME Campinas/SP
  • Natali Seleguim Carrenho SME Campinas/SP
  • Renan Almeida Barjud SME Campinas/SP

Keywords:

podcast, alfabetização sonora, escola pública, vidas negras importam, resistência negra

Abstract

O presente artigo é uma narrativa de professores da rede municipal de Campinas durante a pandemia de COVID-19 e sua constante preocupação com a educação pública de qualidade, bem como a aproximação com os estudantes e a reflexão sobre os problemas de nossa sociedade. A abordagem da resistência negra por meio do podcast enquanto ferramenta pedagógica surgiu da dificuldade da comunidade escolar em uma acessibilidade universal das plataformas digitais para o ensino remoto, portanto o formato foi escolhido na intenção de fomentar maior engajamento através de novas formas de comunicação. Entendendo que a pandemia foi marcada por atos antirracistas, de resistência das classes mais pobres e que evidenciou a desigualdade social em nosso país, nos propomos a trazer uma reflexão sobre o movimento negro de modo incisivo. Dada a relevância do assunto, nosso intuito também foi atingir todas as faixas etárias da comunidade escolar. O processo colaborativo de criação promoveu um processo de ressignificação e afirmação nossa prática pedagógica, bem como nossa constante busca pela educação pública de qualidade. Esse processo de ação-reflexão-ação se deu muito em função das nossas narrativas situadas e pesquisas desenvolvidas para a produção e com base nas reflexões que os entrevistados nos proporcionaram.

Author Biographies

Cíntia Yuri Nishida, SME Campinas/SP

Professora de Artes da rede municipal de ensino integral de Campinas, graduada em licenciatura em Educação Artística pela Universidade de São Paulo, atua como tutora do curso de formação de professores no programa PESCO (Pesquisa e Conhecimento na Escola), possui o certificado Google Educator nível 1 e cursa especialização em Computação aplicada à educação pelo ICMC/USP.
Arte-educadora com experiência em oficinas de vivências artísticas em instituições culturais.
Participou como integrante da equipe de pesquisa, orientação e planejamento de aulas do Laboratório Didático-Pedagógico de Ensino e Aprendizagem de Artes Visuais da ECA-USP, nos anos de 2010 e 2011.

Elias Kopcak, SME Campinas/SP

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Unicamp/SP (1999) com estudos especiais em Engenharia de Som e Telecomunicações, graduação em Música-Composição pela Unicamp/SP (2011) e licenciatura em Música pela Unicamp/SP (2012). Desde 2015 é professor de Arte na educação básica da rede municipal de Campinas. Integra a Orquestra Filarmônica de Violas desde 2002 com a qual tem 3 discos gravados. Participou do grupos instrumentais de viola caipira, Trio Carapiá com um disco gravado e do Duo Catrumano com um disco gravado. Sua áreas de interesses são Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais e Ensino de Arte e Música na Educação Básica.

Natali Seleguim Carrenho, SME Campinas/SP

Formada em Pedagogia. Especialista em Ética, Valores e Cidadania. Atua como professora na rede pública no município de Campinas desde 2005. Já foi formadora de professores e docente em curso de graduação em Pedagogia em instituições privadas.

References

BRASIL. Decreto nº 10.282. Brasília, 2020. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/imagens/servicos-essenciais-covid-19. Acesso em: 27 jun. 2020

EMICIDA. Amoras. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

HOCKS, B. Meu crespo é de rainha. São Paulo: Boitempo, 2018.

MÁXIMO, W. Economia do Brasil encolherá 5,2% por causa de pandemia, prevê Cepal. Agência Brasil, 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/economia-do-brasil-encolhera-52-por-causa-de-pandemia-preve-cepal. Acesso em: 27 jun. 2020.

MOURA, I. V. Para morrer basta estar vivo, ou ser negro: análise do valor político da vida negra à luz da necropolítica e a reação do Movimento Black Lives Matter. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução de Eric Yamagute; Revisão técnica de Romero Tori e Deni Di Lascio. São Paulo: Editora Senac, 2012.

PUC-RIO. NÚCLEO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA EM SAÚDE (NOIS). Nota Técnica nº 11 de 27 de maio de 2020. Análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tSU7mV4OPnLRFMMY47JIXZgzkklvkydO/view. Acesso em 14 ago. 2020.

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução de Maria Trenc de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

Published

2021-09-07

How to Cite

NISHIDA, C. Y. .; FRANÇA, C. .; KOPCAK, E. .; CARRENHO, N. S. .; BARJUD, R. A. . A EXPERIÊNCIA DE UM PODCAST PARA A VALORIZAÇÃO E AFIRMAÇÃO DE VOZES NEGRAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/891. Acesso em: 30 sep. 2024.