PESQUISA ILUSTRATIVA
A DIFICULDADE DE TRANSIÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA
Palavras-chave:
argumentação, aquisição da linguagem, escrita, verbos argumentativos, falaResumo
O desenvolvimento das categorias linguísticas são complexas e trazem relações interacionistas. Este artigo tem por objetivo entender a partir da empiria como a argumentação se faz presente na fala e na escrita. Utilizando como instrumento a linguística de corpus para tornar possível ilustrar e descrever características argumentativas, como a argumentação e a presença de verbos argumentativos na fala e na escrita. Foram desenvolvidas duas partes, a princípio, identificar e descrever as características argumentativas desenvolvidas na oralidade infantil. Em um segundo momento, descrever e comparar essas mesmas características em contextos escritos de adolescentes. Com o fito de descrever sobre a dificuldade dos discentes em argumentar, marcada pela dicotomia existente entre fala e escrita.
Referências
ALUÍSIO, S. M.; ALMEIDA, G. M. B. O que é e como se constrói um corpus? Lições aprendidas na compilação de vários corpora para pesquisa linguística. Revista Calisdocópio, São Leopoldo, RS, vol. 4, n. 3, p. 156-178, 2006.
LEITE, S. A. S.; VALLIM, A. M. C. O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série. Revista Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº 109, p. 173-200, 2000.
LIMA, Gisele de. A fala da criança e seus efeitos no adulto interlocutor. 2009. Dissertação (Mestrado em linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
PERINI, Mário A. Gramática Descritiva do Português brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
SARDINHA, Tony Berber. Linguística de corpus. Barueri, SP: Manole, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Leandro Ferreira Pires, Pedro Perini Frizzera da Mota Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.