PESQUISA ILUSTRATIVA

A DIFICULDADE DE TRANSIÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA

Autores/as

  • Leandro Ferreira Pires UFVJM
  • Pedro Perini Frizzera da Mota Santos UFVJM

Palabras clave:

argumentação, aquisição da linguagem, escrita, verbos argumentativos, fala

Resumen

O desenvolvimento das categorias linguísticas são complexas e trazem relações interacionistas. Este artigo tem por objetivo entender a partir da empiria como a argumentação se faz presente na fala e na escrita. Utilizando como instrumento a linguística de corpus para tornar possível ilustrar e descrever características argumentativas, como a argumentação e a presença de verbos argumentativos na fala e na escrita. Foram desenvolvidas duas partes, a princípio, identificar e descrever as características argumentativas desenvolvidas na oralidade infantil. Em um segundo momento, descrever e comparar essas mesmas características em contextos escritos de adolescentes. Com o fito de descrever sobre a dificuldade dos discentes em argumentar, marcada pela dicotomia existente entre fala e escrita.

Biografía del autor/a

Leandro Ferreira Pires, UFVJM

Mestrando na linha de pesquisa de estudos da linguagem e cultura do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especializando em gramática da língua portuguesa em reflexão e ensino, em estudos tradicionais e contemporâneos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formado em Letras e suas respectivas literaturas pelo Pitágoras.

Citas

ALUÍSIO, S. M.; ALMEIDA, G. M. B. O que é e como se constrói um corpus? Lições aprendidas na compilação de vários corpora para pesquisa linguística. Revista Calisdocópio, São Leopoldo, RS, vol. 4, n. 3, p. 156-178, 2006.

LEITE, S. A. S.; VALLIM, A. M. C. O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª série. Revista Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº 109, p. 173-200, 2000.

LIMA, Gisele de. A fala da criança e seus efeitos no adulto interlocutor. 2009. Dissertação (Mestrado em linguística) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

PERINI, Mário A. Gramática Descritiva do Português brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

SARDINHA, Tony Berber. Linguística de corpus. Barueri, SP: Manole, 2004.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

PIRES, L. F. .; SANTOS, P. P. F. da M. . PESQUISA ILUSTRATIVA: A DIFICULDADE DE TRANSIÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/880. Acesso em: 30 sep. 2024.