JUDICIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
Palavras-chave:
educação, judicialização, direitos humanos, direitos sociaisResumo
A judicialização pode ser conceituada como um conjunto de fenômenos que resultam na interferência por parte do Poder Judiciário em questões sociais e políticas que não foram solucionadas por meio das atividades dos demais poderes. No presente artigo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, pretendeu-se conceituar e problematizar o processo de judicialização da educação superior. Partiu-se da discussão acerca da educação como direito fundamental constitucionalmente previsto, avançando pela caracterização dos processos de judicialização em sentido amplo, até a abordagem de tal fenômeno na educação superior. Entre os problemas identificados estão o aspecto individualista da judicialização e a existência de um caráter elitista. As pesquisas realizadas sobre o comportamento dos tribunais ao enfrentarem questões relativas ao acesso à educação indicam que os estudantes tendem a ter o seu pedido provido pelos juízes. Identificou-se também uma tendência do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a legitimidade da intervenção do Poder Judiciário nas políticas públicas ligadas à educação.
Referências
ARCANJO, C. B. Quando a justiça encontra a universidade: uma análise da judicialização de políticas públicas na educação superior. Dissertação (mestrado em Administração). Universidade de Brasília - UNB. Brasília. 2019.
BARROSO, L. R. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democrática. (Syn) thesis, v. 5, n. 1, p. 23-32, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 de set. de 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em . Acesso em: 25 de set. de 2020.
LIMA, L. P. de A. Judicialização da educação: um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO. Tese (doutorado em Ciência Política). Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre. 2018.
MASSON, N. Manual de Direito Constitucional. 3. ed. Salvador: Juspodivm, 2015.
MOTTA, E. de O. Direito educacional e educação no século XXI. Editora Una: Brasília, 1997.
REAL, G. C. M.; MOREIRA, A. C. S. Acesso oblíquo à educação superior: decisões de tribunais de justiça estaduais. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 822-844, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 de set. de 2020.
WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. E-Book.
XIMENES, J. M. A tensão entre juridicização e judicialização do direito à Educação Superior. Prisma Jurídico, v. 15, n. 1, p. 125-152, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 de set. de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Jairo Farley Almeida Magalhães, Heron Laiber Bonadiman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.