JUDICIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Authors

  • Jairo Farley Almeida Magalhães UFVJM
  • Heron Laiber Bonadiman UFVJM

Keywords:

educação, judicialização, direitos humanos, direitos sociais

Abstract

A judicialização pode ser conceituada como um conjunto de fenômenos que resultam na interferência por parte do Poder Judiciário em questões sociais e políticas que não foram solucionadas por meio das atividades dos demais poderes. No presente artigo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, pretendeu-se conceituar e problematizar o processo de judicialização da educação superior. Partiu-se da discussão acerca da educação como direito fundamental constitucionalmente previsto, avançando pela caracterização dos processos de judicialização em sentido amplo, até a abordagem de tal fenômeno na educação superior. Entre os problemas identificados estão o aspecto individualista da judicialização e a existência de um caráter elitista. As pesquisas realizadas sobre o comportamento dos tribunais ao enfrentarem questões relativas ao acesso à educação indicam que os estudantes tendem a ter o seu pedido provido pelos juízes. Identificou-se também uma tendência do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a legitimidade da intervenção do Poder Judiciário nas políticas públicas ligadas à educação.

Author Biography

Jairo Farley Almeida Magalhães, UFVJM

Mestrando em Ciências Humanas junto à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte).

References

ARCANJO, C. B. Quando a justiça encontra a universidade: uma análise da judicialização de políticas públicas na educação superior. Dissertação (mestrado em Administração). Universidade de Brasília - UNB. Brasília. 2019.

BARROSO, L. R. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democrática. (Syn) thesis, v. 5, n. 1, p. 23-32, 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 de set. de 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em . Acesso em: 25 de set. de 2020.

LIMA, L. P. de A. Judicialização da educação: um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO. Tese (doutorado em Ciência Política). Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre. 2018.

MASSON, N. Manual de Direito Constitucional. 3. ed. Salvador: Juspodivm, 2015.

MOTTA, E. de O. Direito educacional e educação no século XXI. Editora Una: Brasília, 1997.

REAL, G. C. M.; MOREIRA, A. C. S. Acesso oblíquo à educação superior: decisões de tribunais de justiça estaduais. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 822-844, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 de set. de 2020.

WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. E-Book.

XIMENES, J. M. A tensão entre juridicização e judicialização do direito à Educação Superior. Prisma Jurídico, v. 15, n. 1, p. 125-152, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 de set. de 2020.

Published

2021-09-07

How to Cite

MAGALHÃES, J. F. A. .; BONADIMAN, H. L. . JUDICIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/876. Acesso em: 30 sep. 2024.