ARGUMENTAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
REFLEXÕES A PARTIR DE UMA THREAD VIRAL DO TWITTER
Palavras-chave:
linguagem, redes sociais, argumentaçãoResumo
Ao longo das últimas duas décadas, a expansão digital provocada pelo advento da Web 2.0 tem se colocado como um dos principais focos em diversas discussões. Esses debates se devem ao fato de que há uma série de novas formas de textualização e linguagens, a partir das quais emergem distintas significações. Entre as novidades que se apresentam no âmbito digital estão as threads, do Twitter, que, em uma sequência de pequenos trechos, formam argumentos voláteis. Além disso, esse recurso se relaciona às representações sociais e aos processos de produção de identidades. Refletindo sobre a questão, o presente trabalho tem como objetivo compreender como se constrói o processo de argumentação a partir das threads por meio de coleta de dados, partindo da hipótese de que com a recente popularização das redes sociais há intensas ressignificações linguísticas, principalmente em meio a pandemia da COVID-19.
Referências
BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo:
Parábola Editorial, 2015.
CONDE-PUMPIDO, Teresa de la Hera. Comunicación Institucional Online: Un modelo para el análisis de usos y potencialidades de la web 2.0. El caso de la Gripe A. In: Actas del I Congreso Internacional Latina de Comunicación Social, Universidad de La Laguna,
Tenerife, 2009.
ELIAS, Vanda Maria. Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. ReVEL, edição especial vol. 14, n. 12, p. 191-206, 2016.
FELIPE, Márcia da Gama Silva. IDENTIDADE EM CRISE: a década de 1930 e seus reflexões na obra de Graciliano Ramos. Palimpsesto, n. 32, ano 19, 2020, pp. 373-385, Resumo.
FERREIRA, Carla da Silva; SAMPAIO, Dilcélia Almeida. As práticas sociais de linguagem e o Twitter: um estudo em dois jornais de Salvador- BA. Desempenho, n. 20, 2018, pp. 1-8.
HERNÁNDEZ, José. Twitter: Una “web-pandemia” de 140 caracteres. Dermatologia Venezolana, v. 46, n. 4, p. 34-35, 2008.
RODRIGUES, Mariana Freire. O uso de operadores argumentativos em comentários críticos de alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) Departamento de Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
SOUSA JÚNIOR, João Henriques de; RIBEIRO, Letícia Virgínia Henriques Alves de Sousa; SANTOS, Weverson Soares; SOARES, João Coelho; RAASCH, Michele. “#FIQUEEMCASA E CANTE COMIGO”: Estratégia de entretenimento musical durante a pandemia de COVID-
no Brasil. BOLETIM DE CONJUNTURA (BOCA), ano II, vol. 2, n. 4, Boa Vista, 2020.
WODAK, Ruth. Do que trata a ACD – um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 223-243, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Gustavo Gomes Siqueira da Rocha, Alberto Lopo Montalvão Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.