LETRAMENTO DIGITAL

EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO, UMA NECESSIDADE CADA VEZ MAIS ATUAL

Autores

  • Sangela Lígia Camilo da Silva UEPB
  • Maria Dayane Lima Miranda UEPB
  • Paulete Gonçalves Gomes de Melo UEPB

Palavras-chave:

letramento, letramento digital, ensino remoto, alfabetização

Resumo

Em um mundo cada vez mais tecnológico, compreende-se que a área do ensino tende a está cada vez mais interligada a mecanismos digitais, tendo em vista que o ato de alfabetizar perpassa o limite do "ler e escrever". Desta forma, propomos, a partir desta pesquisa, a qual teremos como suporte teórico Antônio Carlos Gil (2010), Magda Soares (2012), Renata Aquino (2015), entre outros, abordar o conceito de Letramento e Letramento digital, levando em consideração suas definições e abordagens, considerando as inúmeras dificuldades em incluir o letramento digital na rotina do aluno; tendo em vista o atual contexto de pandemia em que o mundo inteiro se encontra, e assim, a necessidade de um ensino remoto cada vez mais digital.

Biografia do Autor

Sangela Lígia Camilo da Silva, UEPB

Possui graduação em Pedagogia pela Instituição Superior de educação São Judas Tadeu (2018), Graduanda em letras-Português pela UEPB, pós-graduanda em psicopedagogia clinica e institucional pela ISESJT.

Maria Dayane Lima Miranda, UEPB

Graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Licenciatura Letras -Português

Paulete Gonçalves Gomes de Melo, UEPB

Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil. Em andamento, curso PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA NA UNIFIP, Brasil e Curso de Formação Inicial e Continuada em Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Brasil.

Referências

AQUINO, Renata. Usabilidade é a chave para aprendizado em EAD, 2015. Disponível em: Acesso em: 13 ago. 2020.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um dialógo entre a teoria e a prática. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

FREITAS, Renival Vieira de; LIMA, Magneide S. Santos. As Novas Tecnologias Na Educação: Desafios Atuais Para A Prática Docente. Disponível em: Acesso em: 14 ago. 2020.

GAMA, Agleice Marques. O letramento digital e a escola como sua principal agência. Revista Memento - Revista do Mestrado em Letras Linguagem, Discurso e Cultura – UNINCOR, V.3, Jan a jul. 2012. Disponível em: < http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/350> Acesso em : 13 ago. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

LUIZ DA SILVA, Dilcinho. LETRAMENTO DIGITAL E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: Acesso em: 14 ago. 2020.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/novtec.pdf > Acesso em: 14 ago. 2020.

MOREIRA, Daniel Augusto. Analfabetismo funcional: o mal nosso de cada dia. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

SILVA, Maria Liliane Soares da. Letramento digital na escola: O blog como estratégia pedagógica. 45 f. 2014. Monografia (Especialização em ensino de línguas e linguísticas: interface-teórico prática para o ensino de língua e linguística) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

VILLELA, Ana Maria Nápoles. Teoria e prática dos gêneros digitais nos documentos oficiais da área de letras. Trabalho apresentado no III Encontro Nacional sobre o Hipertexto, 2009. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

SILVA, S. L. C. da .; MIRANDA, M. D. L. .; MELO, P. G. G. de . LETRAMENTO DIGITAL: EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO, UMA NECESSIDADE CADA VEZ MAIS ATUAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/816. Acesso em: 30 set. 2024.