LETRAMENTO DIGITAL

EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO, UMA NECESSIDADE CADA VEZ MAIS ATUAL

Autores/as

  • Sangela Lígia Camilo da Silva UEPB
  • Maria Dayane Lima Miranda UEPB
  • Paulete Gonçalves Gomes de Melo UEPB

Palabras clave:

letramento, letramento digital, ensino remoto, alfabetização

Resumen

Em um mundo cada vez mais tecnológico, compreende-se que a área do ensino tende a está cada vez mais interligada a mecanismos digitais, tendo em vista que o ato de alfabetizar perpassa o limite do "ler e escrever". Desta forma, propomos, a partir desta pesquisa, a qual teremos como suporte teórico Antônio Carlos Gil (2010), Magda Soares (2012), Renata Aquino (2015), entre outros, abordar o conceito de Letramento e Letramento digital, levando em consideração suas definições e abordagens, considerando as inúmeras dificuldades em incluir o letramento digital na rotina do aluno; tendo em vista o atual contexto de pandemia em que o mundo inteiro se encontra, e assim, a necessidade de um ensino remoto cada vez mais digital.

Biografía del autor/a

Sangela Lígia Camilo da Silva, UEPB

Possui graduação em Pedagogia pela Instituição Superior de educação São Judas Tadeu (2018), Graduanda em letras-Português pela UEPB, pós-graduanda em psicopedagogia clinica e institucional pela ISESJT.

Maria Dayane Lima Miranda, UEPB

Graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Licenciatura Letras -Português

Paulete Gonçalves Gomes de Melo, UEPB

Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil. Em andamento, curso PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA NA UNIFIP, Brasil e Curso de Formação Inicial e Continuada em Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Brasil.

Citas

AQUINO, Renata. Usabilidade é a chave para aprendizado em EAD, 2015. Disponível em: Acesso em: 13 ago. 2020.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um dialógo entre a teoria e a prática. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

FREITAS, Renival Vieira de; LIMA, Magneide S. Santos. As Novas Tecnologias Na Educação: Desafios Atuais Para A Prática Docente. Disponível em: Acesso em: 14 ago. 2020.

GAMA, Agleice Marques. O letramento digital e a escola como sua principal agência. Revista Memento - Revista do Mestrado em Letras Linguagem, Discurso e Cultura – UNINCOR, V.3, Jan a jul. 2012. Disponível em: < http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/350> Acesso em : 13 ago. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

LUIZ DA SILVA, Dilcinho. LETRAMENTO DIGITAL E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: Acesso em: 14 ago. 2020.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/novtec.pdf > Acesso em: 14 ago. 2020.

MOREIRA, Daniel Augusto. Analfabetismo funcional: o mal nosso de cada dia. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

SILVA, Maria Liliane Soares da. Letramento digital na escola: O blog como estratégia pedagógica. 45 f. 2014. Monografia (Especialização em ensino de línguas e linguísticas: interface-teórico prática para o ensino de língua e linguística) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

VILLELA, Ana Maria Nápoles. Teoria e prática dos gêneros digitais nos documentos oficiais da área de letras. Trabalho apresentado no III Encontro Nacional sobre o Hipertexto, 2009. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2020.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

SILVA, S. L. C. da .; MIRANDA, M. D. L. .; MELO, P. G. G. de . LETRAMENTO DIGITAL: EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO, UMA NECESSIDADE CADA VEZ MAIS ATUAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/816. Acesso em: 30 sep. 2024.