LETRAMENTO DIGITAL, USO E ENSINO DAS TDICS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • Adriana Regina Moreira UFVJM
  • André Luiz Covre UFVJM
  • Leonardo Lana de Carvalho UFVJM

Palavras-chave:

letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação - TDICs, tecnologias educacionais

Resumo

O objetivo geral deste artigo é o de tecer discussões acerca do uso e ensino das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs - em ambientes educacionais, demonstrando a sua relevância. Para isso, trouxemos o posicionamento de diversos teóricos da área, cujos apontamentos acreditamos ser complementares. Partimos da ideia de que o letramento digital se refere às práticas discursivas e comunicacionais nos contextos de interação social e cultural. Para tanto, defendemos que não basta apenas saber utilizar determinado software ou aparelho tecnológico dentro de ambientes educacionais para que seja considerado letrado digital, é fundamental que tal uso e ensino propicie a integração e a comunicação entre os usuários, ou seja, dentro e fora dos ambientes educacionais.

Biografia do Autor

Adriana Regina Moreira, UFVJM

É Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - campus Diamantina, Licenciada em Letras/Português/Espanhol também pela UFVJM e Licenciada em Música pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS. Possui 4 pós graduações pela FAVENI e, atualmente, é discente do Mestrado em Ciências Humanas da UFVJM.

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

MOREIRA, A. R. .; COVRE, A. L. .; CARVALHO, L. L. de . LETRAMENTO DIGITAL, USO E ENSINO DAS TDICS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/814. Acesso em: 30 set. 2024.