O GÊNERO PODCAST APLICADO À EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
gênero podcast, tecnologias digitais de informação e comunicação, tecnologia de comunicação digital, multiletramentos, textos multissemióticosResumo
Este estudo é fruto de reflexões, em construção, integrantes da pesquisa de Mestrado de seus autores, orientando e orientadora, acerca da relação entre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs – / Tecnologia de Comunicação Digital – TCD –, e as diferentes formas de ensinar e aprender no século XXI, tomando como exemplo o gênero podcast, e a apropriação dos Multiletramentos por alunos da educação básica. Este artigo toma como objetivo analisar a aplicabilidade do gênero discursivo digital podcast à educação, refletindo de que maneira o cotejo dessas linguagens contemporâneas e a utilização das TDICs/TCD, na escola, pode ser essencial ao desenvolvimento dos multiletramentos necessários aos modos de aprendência na contemporaneidade. Embasa-se a investigação supracitada, dentre outras teorias, nos pressupostos teóricos dos estudos dialógicos do círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 1992 [1929]; 2003 [1979]) e nos trabalhos sobre os Multiletramentos, a escola e as TDICs (ROJO, 2009; ROJO e MOURA, 2012; ROJO, 2013, DAL MOLIN, 2003). A justificativa desta investigação está, portanto, na necessidade de reflexão acerca dos novos modos como a linguagem é construída na hipermodernidade, uma vez que os textos se apresentam multissemióticos, em linguagem, por exemplo, oral, verbo-visual e, interativa. Destaca-se, como reflexões parciais, a importância da análise do gênero discursivo digital podcast em sala de aula, uma vez que este é um gênero inserido, salvo exceções, nas práticas linguístico-discursivas das esferas das mídias sociais nas quais os estudantes se integram e interagem ativamente.
Referências
BAKHTIN, M (V.N. Volochinov) Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lauch e Iara Frateschi Vieira. 6.ed. São Paulo: Editora Huritec 1992[1929].
BAKHTIN, M. [1979]. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez site.pdf. Aces-so em 13 ago de 2021.
CIRO Gomes – Flow Podcast #397. Página disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n6vVlG8raXY. Acesso em 10 de agosto de 2021.
DAL MOLIN, B. H. Do tear à tela: uma tessitura de linguagens e sentidos para o processo de aprendência. 2003. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tec-nológico, Florianópolis, 2003.
FLOW podcast. Página disponível em: https://www.youtube.com/c/FlowPodcast/about. Aces-so em 10 de agosto de 2021.
GRAÇAS a streaming, consumo de podcast cresce a galope no Brasil neste ano. Página dis-ponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/10/21/impulsionado-por-streaming-consumo-de-podcast-cresce-67-no-brasil-em-2019.html. Acesso em 10 de agosto de 2021.
PANDEMIA provoca aceleração do consumo de podcasts no Brasil, revela pesquisa. Página disponível em: https://extra.globo.com/economia/pandemia-provoca-aceleracao-do-consumo-de-podcasts-no-brasil-revela-pesquisa-25120095.html. Acesso em 10 de agosto de 2021.
ROJO, R. Escola Conectada: os multiletramentos e as TICs
. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, R. Letramentos Múltiplos, Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola editorial, 2012.
UCHÔA, J. M. S. O gênero podcast educacional: descrição do conteúdo temático, estilo e construção composicional. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras – Linguagem e Identida-de). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriel Fischer Lottermann, Beatriz Helena Dal Molin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.