DIVERSIDADE SEXUAL, IDENTIDADE DE GÊNERO E OS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO LGBT NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
educação, diversidade , sexualidade, gênero, direitos humanosResumo
A sexualidade é um dispositivo histórico e está em todas as formas de expressão presente na sociedade e, particularmente na escola. Nesse ínterim, o presente estudo salienta que a diversidade sexual e a identidade de gênero precisam ser compreendidas como uma noção em expansão, que enfrentam muitos desafios, por abarcar realidades complexas e diferentes dimensões, pois as formas de expressão da sexualidade e a variedade das práticas sexuais são construções sociais e históricas, que, no âmbito escolar, devem estar pautadas na promoção da educação em direitos humanos, apostando, assim, na contribuição da educação para os processos de democratização das nossas sociedades. A discussão aqui registrada têm por objetivo primordial multiplicar as possibilidades de reflexão sobre diversidade sexual e a identidade de gênero e a conscientização para o aprendizado como um caminho para o respeito às diferenças a fim de proporcionar maior envolvimento na ação educativa, gerando assim, menos preconceito e discriminação no âmbito escolar. Tendo em vista atender o objetivo proposto para o estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica no campo da educação, sobre a temática em livros e artigos, que nos permitiu chegar a algumas considerações acerca do tema em questão. Posto isto, utilizou-se os estudos de Bortolini (2008 e 2011), Candau (2003), França (2020a e 2020b), Junqueira (2009), Louro (2014 e 2016), Torres (2013), entre outros.
Referências
BORTOLINI, Alexandre (Org.). Diversidade sexual e de gênero na escola: educação, cultura, violência e ética. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Pró-Reitoria de Extensão/UFRJ, 2008.
BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual e de gênero na escola. Revista Espaço Acadêmico. n. 123. ago. 2011.
FRANÇA, Wezelley Campos. A teoria queer na educação: por uma pedagogia queer. In: SOUZA, Humberto da Cunha Alves de.; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; REIS, Toni. (orgs.). Estudos sobre diversidade sexual e de gênero: atualidades, temas, objetos. 1. ed. Curitiba: IBDSEX, 2020a, v. 1, p. 222-227.
FRANÇA, Wezelley Campos. Diversidade sexual e identidade de gênero na educação: os direitos humanos e a atuação da escola. In: IANTAS, Isabel Ceccon Iantas; TAKASHIMA, Kenji Theodoro Karazawa; SOUZA, Kleire Anny Pires de; SILVA, Marina de Fátima da. (Org.). Resistência LGBTI+: caderno De trabalhos. 1ed.: COR.LGBTI, 2020b, v. 1, p. 113-125.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. Coleção Educação para todos.
LIMA, Eduardo. FERREIRA, Ewerton da Silva. QUADRADO, Jaqueline Carvalho. SANTOS, Tiara Cristiana Pimentel dos. Gênero, sexualidade e currículo: problematizando a permanência de alunos LGBTTIQ na escola. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 1314, p. 1 – 20, abr. 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SILVA, Matheus Estevão Ferreira da. MACIEL, Talita Santana. BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Direitos humanos das mulheres e das pessoas LGBT: a relação agridoce entre gênero e educação em meio a desafios contemporâneos. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 7, n. 2, p. 157 – 168, fevereiro 2019.
TORRES, Marco Antonio. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na escola. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.
VENTIMIGLIA, Rafael; MENEZES, Aline Beckmann. LGBTfobia na escola: possibilidades para o enfrentamento da violência. 1ª Edição. Curitiba, PR: Editora Appris, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Wezelley Campos França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.