TRIBUNAL DE CONTAS DE MINAS GERAIS
aplausos a chegada da moralidade virtual nos municípios
Palavras-chave:
moralidade virtual, controle externo social, transparênciaResumo
O presente artigo pretende demonstrar a necessidade de modernização dos atos de controle externo praticados através dos Tribunais de Contas Brasileiros, os quais visam dinamizar o serviço de prestação de informações por parte dos órgãos e entidades públicas, bem como, facilitar o acesso do cidadão a informações necessárias para os mais variados controles sociais dos recolhimentos fiscais e gastos públicos efetivados pelos gestores da Administração Pública, seja no plano Federal, Estadual e Municipal. No trabalho em comento, destaca-se a chegada da moralidade virtual nos municípios mineiros, visto a necessidade de controle por parte do TCE/MG, de cerca de 853 cidades, com o objetivo de dinamizar, em seus sítios eletrônicos, os resultados dos processamentos e avaliações das prestações de contas municipais, dentre outros atos de sua competência fiscalizatória. O esboço tem o escopo de permitir a conclusão em que chegara a sociedade atual na busca por elevado grau de transparência por parte das ações administrativas gestadas pelos políticos brasileiros, com o revés não somente da fiscalização institucional dos órgãos fins, mas também da proximidade da necessária fiscalização por parte de uma cidadania participativa em todos os atos praticados pelos gestores públicos e que, diante da atual modernidade virtual, sejam transmitidos a todos que se possam interessar, dados reais da prática proba ou lesiva da gestão do erário público, para que seja exercido, de modo mais apropriado, o devido controle social sobre os gastos públicos municipais.
Referências
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, de 05 de outubro de 1988. Atualizada até a Emenda Constitucional número 71, de 29/11/2012.
______. Lei Complementar nº. 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF.
______. Lei Complementar nº. 131, de 10 de maio de 2009. Acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº. 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar
a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
______. Lei Federal nº. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei Federal nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei
Federal nº. 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei Federal nº. 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.
IBGE. “Estimativa populacional 2016 com data de referência em 1º de julho de 2015”. Disponível no site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_de_Minas Gerais_por_popula%C3%A7%C3%A3o#cite_note-IBGE_Pop_2016-1. Acesso em 18 de set.
AGUIAR, Ubiratan Diniz de; ALBUQUERQUE, Márcio André Santos de; MEDEIROS, Paulo Henrique Ramos. A Administração Pública sob a perspectiva do controle externo. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2011.
CASTRO, Flávio Régis Xavier de Moura e Castro. O novo tribunal de contas – visão sistêmica das leis orgânicas dos tribunais de contas dos estados e municípios do Brasil. In: Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, v. 46, nº.1, 2003.
CHAVES, Francisco Eduardo Carrilho. Controle externo da gestão pública: a fiscalização pelo Legislativo e pelos Tribunais de Contas. Rio de Janeiro: Impetus, 2009.
DAHL, Robert A. Sobre a democracia. Brasília: Ed. UnB, 2001.
NARDES, José Augusto Ribeiro. O controle externo como indutor da governança em prol do desenvolvimento. In: Revista do TCUnião, Brasília, ano 45, n. 127, maio/ago. 2013.
PASCOAL, Valdecir. Direito financeiro e controle externo. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, 2009. TCU. Tribunal de Contas da União. O TCU e o Controle Externo. Brasília: 2012. Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/ portal/page/portal/TCU/comunidades
/congresso/controle_externo. Acesso em 19 de set. 2018.
SILVA, Abinair Bernardes da; MIRANDA, Luiz Carlos; PRESSER, Nadi Helena. Uma investigação da disponibilização da avaliação das prestações de contas municipais nos sites dos tribunais de contas brasileiros. Disponível em: <http://ojs.tce.ro.gov.br/ojs/index.
php/TCE-RO/article/view/47/77>. Acesso em 18 de set. 2018.
SICOM. Disponível no site: https://portalsicom1.tce.mg.gov.br/. Acesso em 19 de set. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Adriano Simioni Alvim, Christovam Rocha Kiefer, Karla Rocha Borges, Tatiana Rocha Borges, Vidigal de Andrade Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.