O DIREITO DE LIVRE MANIFESTAÇÃO COMO GARANTIA FUNDAMENTAL
da evolução histórica ao advento da Internet
Palavras-chave:
direito de manifestação, garantia constitucional, InternetResumo
O presente trabalho pretende demonstrar a historicidade do direito de manifestação, desde os idos da humanidade até o advento da rede mundial de computadores – Internet, com ênfase as garantias constitucionais, dentro das limitações democráticas liberais, a combater os abusos anônimos que maculam o progresso virtual, na busca incessante de causar lesão ao outro, em quaisquer áreas sociais. A relação entre direito e redes sociais será analisada com o intuito de demonstrar a evolução social no comportamento humano frente Ao surgimento de tal instrumento voraz, que se tornaram as redes sociais, de modo a necessitar ares limítrofes ao direito de liberdade de expressão na utilização desta recente tecnologia. O tema tratado retrata a liberdade de expressão, nas iras constitucionais e também traz o histórico de como este direito fundamental foi abordado nas variadas civilizações antecessores, bem como a utilização das redes sociais no Brasil, destacando os problemas advindos do mau uso e o anonimato, os quais geram consequências e ilícitos a serem punidos através do surgimento de normas que barreirem tal inconsequência virtual permanente na sociedade, destacando o surgimento da Lei do Marco Civil da Internet , que visa maior segurança no uso e desuso digitais. Ao final, permeia-se a conscientização humana e a reeducação social, sobremaneira a evitar eventuais danos causados por usuários danosos a Rede mundial.
Referências
BRASIL – Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 5º, incisos IV, IX, V, X, XIII e XIV.
BRASIL. Lei Federal nº. 12.965, de 23 de Abril de 2014. Lei do Marco Civil. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília. Pub. DOU 04.04.2014.
MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. São Paulo: Editora Atlas, 1997.
REALE, Miguel. Pluralismo e Liberdade. São Paulo: Saraiva, 1963.
VASCONCELOS, Arnaldo. Direito, Humanismo e Democracia, Editora Malheiros, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Adriano Simioni Alvim, Christovam Rocha Kiefer, Karla Rocha Borges, Tatiana Rocha Borges, Vidigal de Andrade Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.