O DIREITO DE LIVRE MANIFESTAÇÃO COMO GARANTIA FUNDAMENTAL

da evolução histórica ao advento da Internet

Authors

  • Adriano Simioni Alvim UEMG - Carangola
  • Christovam Rocha Kiefer UEMG - Carangola
  • Karla Rocha Borges UEMG - Carangola
  • Tatiana Rocha Borges UEMG - Carangola
  • Vidigal de Andrade Vieira UEMG - Carangola

Keywords:

direito de manifestação, garantia constitucional, Internet

Abstract

O presente trabalho pretende demonstrar a historicidade do direito de manifestação, desde os idos da humanidade até o advento da rede mundial de computadores – Internet, com ênfase as garantias constitucionais, dentro das limitações democráticas liberais, a combater os abusos anônimos que maculam o progresso virtual, na busca incessante de causar lesão ao outro, em quaisquer áreas sociais. A relação entre direito e redes sociais será analisada com o intuito de demonstrar a evolução social no comportamento humano frente Ao surgimento de tal instrumento voraz, que se tornaram as redes sociais, de modo a necessitar ares limítrofes ao direito de liberdade de expressão na utilização desta recente tecnologia. O tema tratado retrata a liberdade de expressão, nas iras constitucionais e também traz o histórico de como este direito fundamental foi abordado nas variadas civilizações antecessores, bem como a utilização das redes sociais no Brasil, destacando os problemas advindos do mau uso e o anonimato, os quais geram consequências e ilícitos a serem punidos através do surgimento de normas que barreirem tal inconsequência virtual permanente na sociedade, destacando o surgimento da Lei do Marco Civil da Internet , que visa maior segurança no uso e desuso digitais. Ao final, permeia-se a conscientização humana e a reeducação social, sobremaneira a evitar eventuais danos causados por usuários danosos a Rede mundial.

References

BRASIL – Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Art. 5º, incisos IV, IX, V, X, XIII e XIV.

BRASIL. Lei Federal nº. 12.965, de 23 de Abril de 2014. Lei do Marco Civil. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília. Pub. DOU 04.04.2014.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. São Paulo: Editora Atlas, 1997.

REALE, Miguel. Pluralismo e Liberdade. São Paulo: Saraiva, 1963.

VASCONCELOS, Arnaldo. Direito, Humanismo e Democracia, Editora Malheiros, 2003.

Published

2023-05-16

How to Cite

ALVIM, A. S.; KIEFER, C. R.; BORGES, K. R.; BORGES, T. R.; VIEIRA, V. de A. O DIREITO DE LIVRE MANIFESTAÇÃO COMO GARANTIA FUNDAMENTAL: da evolução histórica ao advento da Internet. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1097. Acesso em: 30 sep. 2024.

Most read articles by the same author(s)