FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA WHATSAPP

diálogos de extensão e pesquisa

Autores

  • Adriana Gouvêa Dutra Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

tecnologia móvel, WhatsApp, formação docente

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do diálogo entre atividades de extensão e pesquisa oriundas das ações da Taba Móvel, parte do projeto de extensão Taba Eletrônica- FALE/UFMG e relata as experiências de formação continuada de professores de língua de escolas públicas do ensino básico com o suporte de dispositivos móveis, especialmente do aplicativo WhatsApp. Essa formação justifica-se amplamente, face à premente necessidade de atualização do professor para o uso das inovações tecnológicas em ambiente educacional. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nessa formação via WhatsApp e nas respostas de um questionário semiestruturado, poderão lançar luz às futuras versões da Taba Móvel e servir de ponto de partida para novas investigações sobre aprendizagem móvel no contexto de formação continuada.

Referências

ARAGÃO, Rodrigo Camargo - Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp. Rev. bras. linguist. apl. vol.17 no.1 Belo Horizonte Jan./Mar. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982017000100083&script=sci_arttext

&tlng=pt Acesso em 18/10/2018.

BARAN, E. (2014). A review of research on mobile learning in teacher education. Journal of Educational Technology & Society. Vol. 17, No. 4, Review Articles in Educational Technology (October 2014), pp. 17-32.

BRAGA, J.C. F.; GOMES JUNIOR, R. C.; MARTINS, A. C. S. - Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre affordances emergentes de interações de professores de inglês via WhatsApp. 2017. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6033 Acesso em 18/10/2018

BRAGA, Junia C. F.; GOMES JUNIOR, Ronaldo; RACILAN, Marcos. Reflexões sobre ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores via dispositivos móveis. Hipertextus Revista Digital, v. 16, p. 32-51, 2017.

DOMINGOS & GARGANTÉ - Exploring the use of educational technology in primary education: Teachers' perception of mobile technology learning impacts and applications' use in the classroom. 2016; Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563215302387Acesso em 17/10/2018.

DOWNES, S – Learning Networks and Connective Knowledge – 2006; Disponível em: https://www.downes.ca/me/publications.htm Acesso 18/10/2018.

EKANAYAKE & WISHART - Integrating mobile phones into teaching and learning: A case study of teacher training through professional development workshops. 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/bjet.12131 Acesso: 18/10/2018

SAD & GÖKTAS - Preservice teachers' perceptions about using mobile phones and laptops in education as mobile learning tools – 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/bjet.12064 Acesso em 17/10/2018.

SIEMENS, George. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. 2004. Disponível em: <http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm>.

SUNG, CHANG & LIU - The effects of integrating mobile devices with teaching and learning on students' learning performance: A meta-analysis and research synthesis. 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131515300804 Acesso em

/10/2018.

VOOGT, J., KNEZEK, G., CHRISTENSEN, R., LAI, K.W., PRATT, K., ALBION, P., TONDEUR, J., WEBB, M., IFENTHALER, D., GIBSON, D.G., RESTA, P.,

LAFERRIÈRE, T. & SLYKHUIS, D. (2017). The International Handbook of Information Technology in Primary and Secondary Education: Part 2. In P. Resta & S. Smith (Eds.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (pp. 1082-1085). Austin, TX, United States: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Disponível

em: https://www.learntechlib.org/primary/p/177889/. Acesso em 17/10/2018.

WHATSAPP – 2015. Disponível em: https://whatsapp-messenger.br.uptodown.com/android . Acesso em 17/10/2018.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

TEIXEIRA, A. G. D. FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA WHATSAPP: diálogos de extensão e pesquisa. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1069. Acesso em: 30 set. 2024.