ESTÁGIOS DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE

Autores

  • Camila Vilela de Queiroz Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

difusão da inovação, aprendizagem móvel, formação docente

Resumo

Este trabalho apresenta parte de um relato de uma experiência do uso de dispositivos móveis e do aplicativo WhatsApp utilizado em uma formação continuada de professores de Língua Portuguesa. A partir da análise da interação de uma, das nove semanas de curso, proponho uma reflexão sobre a interação ocorrida no grupo de formação, a percepção desses professores participantes e o viés dos estágios iniciais do Modelo de Difusão da Inovação de Rogers (2003). Sendo assim, o objetivo deste estudo foi verificar se os professores percebem as especificidades do aparelho móvel, mais especificamente dos smartphones, o caráter pedagógico que o aparelho pode assumir e se eles adotam a ideia de seu uso nas práticas pedagógicas.

Referências

BRAGA, J. F.; GOMES, R. C.; RACILAN, M. Reflexões sobre ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores via dispositivos móveis. Hipertextus Revista Digital. vol.16, 2017.

CANI et al. Análise de jogos digitais em dispositivos móveis para aprendizagem de línguas estrangeiras. RBLA, Belo Horizonte, v. 17, n.3, p. 455-481, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v17n3/1984-6398-rbla-17-03-00455.pdf Acesso em 30 ago. 2018

CROMPTON, H. A historical overview of mobile learning: Toward learner-centered education. In: BERGE, Z. L.; MUILENBURG, L. Y. (Eds.). Handbook of mobile learning. Florence, KY: Routledge, 2013. p. 3-14.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. New York: Free Press, 2003.

SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

UNESCO. Diretrizes de políticas para aprendizagem móvel 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002280/228074por.pdf> Acesso em: 12 ago. 2018.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

QUEIROZ, C. V. de. ESTÁGIOS DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1065. Acesso em: 30 set. 2024.