A QUESTÃO DAS INTERAÇÕES EM AMBIENTES DIGITAIS

Autores

  • Aguinaldo Gomes de Souza UFPE

Palavras-chave:

gêneros digitais, software, interação online, dialogismo

Resumo

Neste trabalho, temos por objetivo fazer uma retomada de algumas pesquisas anteriores feitas por nós desde o ano de 2007 até o ano de 2010, a fim de apontar possíveis alterações teóricas que corroboram para o tratamento dado por nós a respeito das interações online. Desse modo iniciamos por revisitar o conceito de gênero digital e dialogia nas interações e relações online o que nos leva a constatação de que no fazer da técnica o voltar-se-um-ao-outro é o que constitui a base da dialogia. Nessa direção verificamos também que a técnica informática no curso de seu desenvolvimento deixa em evidência muito da intersubjetividade de quem a cria, isto é verificado quando se considera que no processo de desenvolvimento de software são mobilizadas várias subjetividades que se deixam mostrar nos elementos sígnicos dos softwares.

Referências

ARAÚJO, J.C. Os chats: uma constelação de gêneros na Internet. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil, 2006

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Perspectiva, 1982.

COSCARELLI, Carla Viana. Hipertexto e subversão: um diálogo com Andrea Ramal. FALE/UFMG. Belo Horizonte, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Língua de tradição e língua técnica. Tradução de Mário Botas, Vega Passagens, Lisboa, 1995.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOMESU, Fabiana Cristina. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet. Tese de doutorado. Campinas SP. 2005.

LACOSTE, M. Fala, atividade, situação. In.: Duarte, F.; Feitosa, V. (orgs.) Linguagem e trabalho, Rio de Janeiro: Lucerna, 1998.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela. Novos suportes para velhas tecnologias. Dissertação de mestrado em estudos linguísticos. UFMG, 2003

SOUZA, A.G.; CARVALHO, E.P.M.; SANTOS, G.P. Linguagem e tecnologia: o conceito de suporte, semântica e interface em comunicação mediada por computador. ATHOS - Revista de estudos integrados da FAINTVISA. ISSN 2179-099X Vol. 01, N. 01, Maio de 2010.

SOUZA, A.G.: Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. Encontro Internacional de Texto e Cultura, Anais, Fortaleza, 2008.

SOUZA, A.G.: Gêneros virtuais – algumas observações. Revista letra magna Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura - Ano 04 n.07 - 2º Semestre de 2007.

TÁVORA, A.D.F. Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais. Tese de Doutorado, Fortaleza: PPGL/UFC, 2008.

XAVIER, Antonio Carlos. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de Doutorado. Campinas. Instituto da Linguagem, 2002.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

SOUZA, A. G. de. A QUESTÃO DAS INTERAÇÕES EM AMBIENTES DIGITAIS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1046. Acesso em: 30 set. 2024.