A QUESTÃO DAS INTERAÇÕES EM AMBIENTES DIGITAIS
Keywords:
gêneros digitais, software, interação online, dialogismoAbstract
Neste trabalho, temos por objetivo fazer uma retomada de algumas pesquisas anteriores feitas por nós desde o ano de 2007 até o ano de 2010, a fim de apontar possíveis alterações teóricas que corroboram para o tratamento dado por nós a respeito das interações online. Desse modo iniciamos por revisitar o conceito de gênero digital e dialogia nas interações e relações online o que nos leva a constatação de que no fazer da técnica o voltar-se-um-ao-outro é o que constitui a base da dialogia. Nessa direção verificamos também que a técnica informática no curso de seu desenvolvimento deixa em evidência muito da intersubjetividade de quem a cria, isto é verificado quando se considera que no processo de desenvolvimento de software são mobilizadas várias subjetividades que se deixam mostrar nos elementos sígnicos dos softwares.
References
ARAÚJO, J.C. Os chats: uma constelação de gêneros na Internet. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil, 2006
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Perspectiva, 1982.
COSCARELLI, Carla Viana. Hipertexto e subversão: um diálogo com Andrea Ramal. FALE/UFMG. Belo Horizonte, 2003.
HEIDEGGER, Martin. Língua de tradição e língua técnica. Tradução de Mário Botas, Vega Passagens, Lisboa, 1995.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KOMESU, Fabiana Cristina. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet. Tese de doutorado. Campinas SP. 2005.
LACOSTE, M. Fala, atividade, situação. In.: Duarte, F.; Feitosa, V. (orgs.) Linguagem e trabalho, Rio de Janeiro: Lucerna, 1998.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela. Novos suportes para velhas tecnologias. Dissertação de mestrado em estudos linguísticos. UFMG, 2003
SOUZA, A.G.; CARVALHO, E.P.M.; SANTOS, G.P. Linguagem e tecnologia: o conceito de suporte, semântica e interface em comunicação mediada por computador. ATHOS - Revista de estudos integrados da FAINTVISA. ISSN 2179-099X Vol. 01, N. 01, Maio de 2010.
SOUZA, A.G.: Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. Encontro Internacional de Texto e Cultura, Anais, Fortaleza, 2008.
SOUZA, A.G.: Gêneros virtuais – algumas observações. Revista letra magna Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura - Ano 04 n.07 - 2º Semestre de 2007.
TÁVORA, A.D.F. Construção de um conceito de suporte: a matéria, a forma e a função interativa na atualização de gêneros textuais. Tese de Doutorado, Fortaleza: PPGL/UFC, 2008.
XAVIER, Antonio Carlos. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de Doutorado. Campinas. Instituto da Linguagem, 2002.
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Aguinaldo Gomes de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.