A APLICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO

novas metodologias de ensino

Autores

  • Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES
  • Lucas Borcard Cancela UEMG - Carangola
  • Luciano Dias de Sousa UEMG - Carangola
  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG - Carangola
  • Adriano Simioni Alvim UEMG - Carangola

Palavras-chave:

avanços tecnológicos, ensino-aprendizagem, educação, redes sociais digitais

Resumo

As redes sociais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, auxiliando na comunicação. Acredita-se que, por meio da utilização das redes sociais, muitas possibilidades existem como compartilhamento de conteúdos, para estreitar relacionamentos profissionais e pessoais e até mesmo pode ser utilizada para ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Muitas vezes utilizada como instrumento responsável por mediar conversas entre docentes e discentes, os dispositivos tecnológicos propiciam, além do contato formal em ambiente escolar, uma aproximação entre as partes. Por isto, a utilização das redes sociais como plataforma de ensino é uma opção para a construção de relação dos alunos e professores, trocando experiências, conteúdos ministrados em sala de aula, esclarecendo dúvidas entre outros, sendo assim o contato do professor com os estudantes na internet ajuda a conhecê-los melhor. Esse artigo tem como principal objetivo apresentar a utilização das redes sociais como ferramentas para o ensino. Através da metodologia de revisão bibliográfica, será possível apresentar algumas possibilidades da aplicação das redes sociais no ensino.

Referências

ADAMS, Douglas. Tecmundo. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/tecnologia/78538- 20/. Acessado em 15/09/2018

ANDERSON, J. Itc Transforming Education: a Regional guide. Bangkok: UNESCO, 2010.

CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de janeiro, FGV, 2007.

KOHL de Oliveira, Marta. Vygotsky–Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-

histórico. São Paulo: Scipione, 1999.

LORENZO, E. M. A Utilização das Redes Sociais na Educação. 3º ed; Rio de Janeiro, Clube de Autores, 2013.

PRENSKY, Marc. “Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo!”. São Paulo: Phorte, 2010.

SLOSS, R. ”Das drahtlose Jahrhundert”. In: BREMER, A. (Hg.) Die Welt in 100 Jahren. Hildesheim 2012. p. 27-48. [11910, Berlin].

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. SP, Martins Fontes, 1988.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

ROMEIRO CAMPOS CANCELA, P. A.; CANCELA, L. B.; SOUSA, L. D. de; ALMEIDA, F. A. de; ALVIM, A. S. A APLICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO: novas metodologias de ensino. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1037. Acesso em: 30 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>