USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Márcio Luis Vieira IFRS - Campus Sertão
  • Ana Sara Castaman IFRS - Campus Sertão
  • Daniela Hoffmann Pref. Municipal de Getúlio Vargas
  • Angélica Tommasini IFRS - Campus Sertão
  • Ângela Helena Peretti IFRS - Campus Sertão

Palabras clave:

ambiente virtual de aprendizagem, ensino presencial, moodle

Resumen

A educação a todo o momento foi misturada ou híbrida, pois continuamente combinou espaços, metodologias, tempos e públicos variados. Nos tempos atuais esse processo, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais intenso, amplo e profundo, já quese refere a um meio mais criativo e imaginativo. Assim, o presente artigo tem como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia de um Instituto Federal de Ensinoacerca da utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, pautou-seem um questionário com 20 perguntas fechadas, respondidos por estudantes matriculados em três unidades curriculares do curso que se utilizaram da plataforma. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%), com computador (100%) e disponibilidade de acesso a internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes do emprego na disciplina (80%). Em relação ao impacto da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 85% avaliaram como positivo ou muito positivo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma, mas somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o Moodle constituiu-se como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula.

Biografía del autor/a

Márcio Luis Vieira, IFRS - Campus Sertão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), Licenciatura Plena em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão (2016), Especialização em Administração pela Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (2006) e Doutorado em Agronomia (2010) pela mesma Instituição. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Sertão-RS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo e Manejo de Água, atuando principalmente nos seguintes temas: edafologia, manejo e conservação da água e do solo, uso de água na agricultura e práticas e metodologias do ensino de solos no ensino técnico de nível médio e superior.

Ana Sara Castaman, IFRS - Campus Sertão

Graduada em Pedagogia e Psicologia; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação.

Daniela Hoffmann, Pref. Municipal de Getúlio Vargas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e em Pedagogia pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR (2017), Mestrado em Agronomia, Área de Concentração em Produção Vegetal pela Universidade de Passo Fundo (2007), com ênfase nos seguintes temas: olericultura, floricultura, bromatologia, tecnologia pós-colheita e manejo de plantas daninhas. Atualmente cursa Especialização em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, ênfase em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Professora da Rede de Ensino do Município de Getúlio Vargas-RS.

Angélica Tommasini, IFRS - Campus Sertão

Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos (2017). Assistente Social graduada pela Universidade de Passo Fundo (2015). Graduanda do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Sertão (RS). Bolsista do Projeto de Ensino: Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente.

Ângela Helena Peretti, IFRS - Campus Sertão

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS-Campus Sertão.

Citas

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Publicado

2021-09-09

Cómo citar

VIEIRA, M. L. .; CASTAMAN, A. S. .; HOFFMANN, D. .; TOMMASINI, A. .; PERETTI, Ângela H. USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/928. Acesso em: 30 sep. 2024.