USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palabras clave:
ambiente virtual de aprendizagem, ensino presencial, moodleResumen
A educação a todo o momento foi misturada ou híbrida, pois continuamente combinou espaços, metodologias, tempos e públicos variados. Nos tempos atuais esse processo, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais intenso, amplo e profundo, já quese refere a um meio mais criativo e imaginativo. Assim, o presente artigo tem como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia de um Instituto Federal de Ensinoacerca da utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, pautou-seem um questionário com 20 perguntas fechadas, respondidos por estudantes matriculados em três unidades curriculares do curso que se utilizaram da plataforma. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%), com computador (100%) e disponibilidade de acesso a internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes do emprego na disciplina (80%). Em relação ao impacto da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 85% avaliaram como positivo ou muito positivo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma, mas somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o Moodle constituiu-se como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula.
Citas
BACICH, L. Por que Metodologias Ativas na educação. In: SILVA, B. S. (Org.). Crescer em Rede: Metodologias Ativas. Inovações na prática pedagógica: formação continuada de professores para competências de ensino no século XXI. São Paulo, 2018. 147 p.
BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na-educacao-hibrida.aspx. Acesso em: 25 de maio de 2019.
CARVALHO, L. S. G.; OLIVEIRA, D. B. F.; GADELHA, B. F. Juiz online como ferramenta de apoio a uma metodologia de ensino híbrido em programação. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016) e XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016). Anais...... Uberlândia/MG, 2016. p. 140-149.
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C.C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. 272 p.
INOCENTE, L; WÜST, C; CASTAMAN, A. S. A importância das estratégias de ensinoaprendizagem a partir do uso de novas tecnologias. Revista Redin. V. 5 Nº 1 nov., 2016.
MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.;TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270 p.
OLIVEIRA JUNIOR, M. A. de. Novas tecnologias em sala de aula. ECCOM -Revista de Educação, Cultura e Comunicação Social. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 83-90, jan./jun., 2010.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p.
SANTOS, O. K. C.; BELMINO, J. F. B. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. Anais do Fórum Internacional de Pedagogia, 2013. v. 1. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_ Comunicacao_oral_idinscrito__fde094c18ce8ce27adf61aedf31dd2d6.pdf. Acesso em: 02 maio 2017.
SILVA, I. C. S.; PRATES, T. S.; RIBEIRO, L. F. S. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Debate, v.15, p.107-123, 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 328 p.
TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido, o que é e como utilizá-lo? Blog do Sílabe. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/ensino-hibrido-o-que-e/. Acesso em: 15 ago. 2019.
VALENTE, J. A. Blendedlearning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Universidade Federal do Paraná-UFPR. Educar em Revista, núm. 4, 2014, pp. 79-97.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman, Daniela Hoffmann, Angélica Tommasini, Ângela Helena Peretti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.