USO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Keywords:
ambiente virtual de aprendizagem, ensino presencial, moodleAbstract
A educação a todo o momento foi misturada ou híbrida, pois continuamente combinou espaços, metodologias, tempos e públicos variados. Nos tempos atuais esse processo, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais intenso, amplo e profundo, já quese refere a um meio mais criativo e imaginativo. Assim, o presente artigo tem como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia de um Instituto Federal de Ensinoacerca da utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, pautou-seem um questionário com 20 perguntas fechadas, respondidos por estudantes matriculados em três unidades curriculares do curso que se utilizaram da plataforma. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%), com computador (100%) e disponibilidade de acesso a internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes do emprego na disciplina (80%). Em relação ao impacto da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 85% avaliaram como positivo ou muito positivo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma, mas somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o Moodle constituiu-se como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula.
References
BACICH, L. Por que Metodologias Ativas na educação. In: SILVA, B. S. (Org.). Crescer em Rede: Metodologias Ativas. Inovações na prática pedagógica: formação continuada de professores para competências de ensino no século XXI. São Paulo, 2018. 147 p.
BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revistapatio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-foco-na-educacao-hibrida.aspx. Acesso em: 25 de maio de 2019.
CARVALHO, L. S. G.; OLIVEIRA, D. B. F.; GADELHA, B. F. Juiz online como ferramenta de apoio a uma metodologia de ensino híbrido em programação. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016) e XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016). Anais...... Uberlândia/MG, 2016. p. 140-149.
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C.C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. 272 p.
INOCENTE, L; WÜST, C; CASTAMAN, A. S. A importância das estratégias de ensinoaprendizagem a partir do uso de novas tecnologias. Revista Redin. V. 5 Nº 1 nov., 2016.
MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, L.;TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270 p.
OLIVEIRA JUNIOR, M. A. de. Novas tecnologias em sala de aula. ECCOM -Revista de Educação, Cultura e Comunicação Social. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 83-90, jan./jun., 2010.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 192 p.
SANTOS, O. K. C.; BELMINO, J. F. B. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. Anais do Fórum Internacional de Pedagogia, 2013. v. 1. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_ Comunicacao_oral_idinscrito__fde094c18ce8ce27adf61aedf31dd2d6.pdf. Acesso em: 02 maio 2017.
SILVA, I. C. S.; PRATES, T. S.; RIBEIRO, L. F. S. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Debate, v.15, p.107-123, 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 328 p.
TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido, o que é e como utilizá-lo? Blog do Sílabe. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/ensino-hibrido-o-que-e/. Acesso em: 15 ago. 2019.
VALENTE, J. A. Blendedlearning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Universidade Federal do Paraná-UFPR. Educar em Revista, núm. 4, 2014, pp. 79-97.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman, Daniela Hoffmann, Angélica Tommasini, Ângela Helena Peretti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.