REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA RECONSTITUIÇÃO DE MOMENTOS HISTÓRICOS

Autores/as

  • Vítor Rufino da Silva Deboçãn UEMG
  • Hugo Fernandes de Oliveira Barros UEMG
  • Ana Clara de Souza UEMG
  • Daniele Semionato de Melo UEMG
  • Marcos Antônio Pereira Coelho UEMG

Palabras clave:

realidade aumentada, história, educação, tecnologia

Resumen

O presente artigo tem como finalidade mostrar conceitos de Realidade Virtual e Realidade Virtual Aumentada, voltada a disciplina de história que visa o desenvolvimento do homem e seus fatos históricos em tempo real. Destaca-se também as diversas vantagens da utilização desse recurso tecnológico como apoio didático e, em contra partida os desafios encontrados para o manuseio dessa ferramenta, o que justifica a realização dessa pesquisa. Como metodologia, foi eleita a Pesquisa qualitativa, bibliográfica. A realização desses acontecimentos se dá com o uso do aplicativo Blender, que permite a recriação de cenários e personagens que marcaram o mundo da história, tudo isso por meio do entretenimento da movimentação e visualização do usuário com o cenário em tempo real, possibilitando uma melhor abordagem do assunto estudado.

Biografía del autor/a

Vítor Rufino da Silva Deboçãn, UEMG

Graduando em Sistemas de Informação UEMG-Unidade Carangola. Departamento de ciências exatas.

Hugo Fernandes de Oliveira Barros, UEMG

Graduando em sistemas de informação.

Ana Clara de Souza, UEMG

Ensino medio completo. Graduanda em Sistemas de Informação - UEMG

Daniele Semionato de Melo, UEMG

Estudante de sistemas de informação.

Marcos Antônio Pereira Coelho, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-2013).Especialista em Designer Instrucional para EAD Virtual na Universidade Federal de Itajubá - MG (2008) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Iguaçu - RJ(2007), Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - MG (2006). Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UEMG - UNIDADE CARANGOLA, Atuando principalmente nos seguintes temas: Material didático para Ensino à Distância, Tutoria On line e Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada na Educação. Educação de adultos(ANDRAGOGIA) e Educação Aberta (HEUTAGOGIA). Produção de Recursos Educacionais abertos para Cursos Massivos Online (MOOC). Avaliador (MEC).

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Publicado

2021-09-09

Cómo citar

DEBOÇÃN, V. R. da S. .; BARROS, H. F. de O. .; SOUZA, A. C. de .; MELO, D. S. de .; COELHO, M. A. P. . REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA RECONSTITUIÇÃO DE MOMENTOS HISTÓRICOS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/926. Acesso em: 30 sep. 2024.