APLICAÇÃO DA MINERAÇÃO DE DADOS

ESTUDO DE CASO DAS CARACTÉRISTICAS DOS ALUNOS INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO

Autores/as

  • Lucas Borcard Cancela UEMG
  • Adriano Simioni Alvim UEMG
  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela UEMG

Palabras clave:

mineração de dados, estudo de caso, ensino superior, processamento de dados, WEKA

Resumen

Este trabalho procura abordar algumas análises realizadas em base de dados disponibilizados pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), referentes aos alunos ingressos nesta Universidade. A partir da utilização de técnicas de mineração de dados, informações relevantes foram encontradas através de processo de seleção da base de dados, limpeza e transformação dos dados, escolha dos atributos que melhor retornam informações entre outros, considerando indicadores socioeconômico dos candidatos, divididos entre as classes A, C, D e E, a dependência da escola de onde o ingressante é oriundo, se da rede pública ou da rede privada de ensino e raça dos alunos, considerando o estudo entre os anos de 2005 e 2016. Após a análise dos resultados foi possível chegar ao objetivo que era o de descobrir a origem das classes socioeconômicas, rede de ensino e a raça do maior número de ingressantes, de acordo com o ano e o período de ingresso. Utilizando métodos e o algoritmo SimpleKMeans, utilizando como ferramenta o software WEKA para minerar os dados coletados, percorrendo pelas fases de seleção, processamento, transformação, data mining e interpretação dos resultados, com intuito de gerar conhecimento, obteve-se informações relevantes relacionadas ao número de aprovações na UFERSA.

Biografía del autor/a

Lucas Borcard Cancela, UEMG

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Com especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, ministrando várias disciplinas no curso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Ensino a Distância, Redes de Computadores e Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, TICs, Interdisciplinaridade.

Flávio Aparecido de Almeida, UEMG

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2008), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Faminas(2015), graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí(2015), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Ensino Religioso pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Candido Mendes(2015), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes(2013), especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2009), especialização em Psicologia Social pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017) e especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017). Atualmente é Psicólogo Clínico do Consultório de Psicologia, Psicólogo do Abrigo Institucional de Espera Feliz, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro de comitê assessor do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologia e Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciências das Religiões; Psicologia da Religião, Subjetividade; Experiencia Religiosa, Coping religioso; Qualidade de vida.

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem; Docente na UEMG.

Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela, UEMG

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos

Citas

DIAS.M.M. Um modelo de formalização do processo de sistema de descoberta de Conhecimento em banco de dados. Tese de Doutorado. Florianópolis-SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.

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Publicado

2021-09-09

Cómo citar

CANCELA, L. B. .; ALVIM, A. S. .; ALMEIDA, . F. A. de .; SOUSA, L. D. de .; CAMPOS CANCELA, P. A. R. . . APLICAÇÃO DA MINERAÇÃO DE DADOS: ESTUDO DE CASO DAS CARACTÉRISTICAS DOS ALUNOS INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/905. Acesso em: 30 sep. 2024.

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