LITERATURA E MÍDIAS SOCIAS

IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Renato dos Santos Santana UFS
  • Caroline Lima dos Santos UFS

Palabras clave:

educação, gêneros digitais, literatura, metodologia, tecnologia

Resumen

O avanço tecnológico ocasiona diversas modificações na sociedade e por conseguinte no domínio da língua e literatura, acarretando assim, reflexões e questionamentos acerca de como explorar essas esferas na educação. De tal forma, simultaneamente a essas ascensões, surge os textos digitais, denominados também como gêneros digitais, que circulam e propagam-se por intermédio da internet, que possibilita aos mesmos a obtenção de novas características ao texto e consequentemente ao leitor. À vista a esses fatores, esse artigo propõe-se a discutir sobre como essas questões influenciam o processo de ensino-aprendizagem de literatura, assim como a relevância que a inserção de gêneros digitais pode beneficiar nas práticas metodológicas exercidas pelos professores do século XXI.

Biografía del autor/a

Renato dos Santos Santana, UFS

Graduando do 7º período do curso de Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, pesquisador da Iniciação Científica na área de Linguística Aplicada, onde desenvolve pesquisas acerca de formação de professores, ética, jogos e gêneros digitais. Além da pesquisa científica, o aluno é bolsista no programa de Residência pedagógica da instituição supracitada alocado ao núcleo de Língua Inglesa.

Caroline Lima dos Santos, UFS

Graduanda em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, Monitora de Língua Inglesa em projeto voluntário vinculado ao Rotaract Club Distrito 4391. É bolsista da Iniciação Científica, em que pesquisa na área de Leitura Crítica e campos das práticas político-cidadãs. Também atuou como bolsista na Iniciação Científica na área de Gêneros Digitais em aulas de Literatura e foi voluntária no Programa de Iniciação à Docência, núcleo de Inglês.

Citas

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

SANTANA, R. dos S.; SANTOS, C. L. dos. LITERATURA E MÍDIAS SOCIAS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/898. Acesso em: 30 sep. 2024.