A POTENCIALIDADE INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO

UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores/as

  • Jakelliny Almeida Santos UFS
  • Rayane Araújo Gonçalves UFS

Palabras clave:

livro didático, interculturalidade, intertextualidade

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de verificar a potencialidade de trabalhar com a interculturalidade (MENDES, 2011), explorando uma atividade de um livro didático utilizado no ensino da língua materna. Para isso, foi aplicada uma metodologia documental e exploratória, desenvolvida a partir da análise de exercícios do livro didático (LD) Português: Linguagens (2015), produzido por William Cereja e Thereza Magalhães, muito utilizado em turmas de 6° ano da rede pública brasileira. Para a análise dessa atividade, além de alguns critérios definidos, adotamos uma abordagem comunicativa em perspectiva intercultural (MENDES, 2011), a partir da ótica indisciplinar da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), e embasamo-nos no conceito de intertextualidade (KOCH, 2008), o qual colaborou bastante para a reflexão desejada neste trabalho. Os resultados preliminares apontaram que ainda há uma necessidade de nos preocuparmos com o que os LDs retratam em suas atividades, além de salientar aos professores como fazer proveito do material que eles dispõem em mãos.

Biografía del autor/a

Jakelliny Almeida Santos, UFS

Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como residente no Residência Pedagógica de espanhol, bolsista de Iniciação Científica CNPq e integra o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin-UFS).

Rayane Araújo Gonçalves, UFS

Mestranda em Estudos Linguísticos, na linha de descrição, análise e usos linguísticos, pela Universidade Federal de Sergipe. Graduou-se no curso de licenciatura em Letras Vernáculas com habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas, na Universidade Federal de Sergipe. Foi monitora da disciplina Fundamentos da Língua Latina (docente Dr Raimundo Galvão), integrante/pesquisadora do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICVol), com plano de trabalho intitulado "Análise de materiais didáticos variados de PLE e PLM voltados às atividades de leitura". Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2017-2018). Atualmente dedica-se, na área da pesquisa, à Linguística Aplicada.

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Fonte do livro didático: CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens (6). 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

SANTOS, J. A. .; GONÇALVES, R. A. . A POTENCIALIDADE INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/882. Acesso em: 21 may. 2025.