A POTENCIALIDADE INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO

UMA ANÁLISE CRÍTICA

Authors

  • Jakelliny Almeida Santos UFS
  • Rayane Araújo Gonçalves UFS

Keywords:

livro didático, interculturalidade, intertextualidade

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de verificar a potencialidade de trabalhar com a interculturalidade (MENDES, 2011), explorando uma atividade de um livro didático utilizado no ensino da língua materna. Para isso, foi aplicada uma metodologia documental e exploratória, desenvolvida a partir da análise de exercícios do livro didático (LD) Português: Linguagens (2015), produzido por William Cereja e Thereza Magalhães, muito utilizado em turmas de 6° ano da rede pública brasileira. Para a análise dessa atividade, além de alguns critérios definidos, adotamos uma abordagem comunicativa em perspectiva intercultural (MENDES, 2011), a partir da ótica indisciplinar da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), e embasamo-nos no conceito de intertextualidade (KOCH, 2008), o qual colaborou bastante para a reflexão desejada neste trabalho. Os resultados preliminares apontaram que ainda há uma necessidade de nos preocuparmos com o que os LDs retratam em suas atividades, além de salientar aos professores como fazer proveito do material que eles dispõem em mãos.

Author Biographies

Jakelliny Almeida Santos, UFS

Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como residente no Residência Pedagógica de espanhol, bolsista de Iniciação Científica CNPq e integra o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos (DInterLin-UFS).

Rayane Araújo Gonçalves, UFS

Mestranda em Estudos Linguísticos, na linha de descrição, análise e usos linguísticos, pela Universidade Federal de Sergipe. Graduou-se no curso de licenciatura em Letras Vernáculas com habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas, na Universidade Federal de Sergipe. Foi monitora da disciplina Fundamentos da Língua Latina (docente Dr Raimundo Galvão), integrante/pesquisadora do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICVol), com plano de trabalho intitulado "Análise de materiais didáticos variados de PLE e PLM voltados às atividades de leitura". Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2017-2018). Atualmente dedica-se, na área da pesquisa, à Linguística Aplicada.

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Fonte do livro didático: CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens (6). 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

Published

2021-09-07

How to Cite

SANTOS, J. A. .; GONÇALVES, R. A. . A POTENCIALIDADE INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/882. Acesso em: 30 sep. 2024.