REDES HIPERTEXTUAIS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LEXICAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Palabras clave:
léxico, aquisição lexical, hipertexto, hipermídia, vocabulárioResumen
Aprender línguas estrangeiras inclui, além do conhecimento estrutural da língua, o conjunto de palavras que a compõe: o léxico. Uma aprendizagem integral do sistema lexical é inviável, dada sua natureza e constate movimento de expansão e retração. Contudo, o domínio, mesmo que fracionado do léxico, é determinante para a compreensão e produção de enunciados. Muitas estratégias são adotadas para o ensino e aprendizagem de vocabulário, como listas, jogos e flashcards. No entanto, com o desenvolvimento tecnológico surgem outras ferramentas, principalmente virtuais, como o hipertexto e as hipermídias. Esses recursos são mediados por equipamentos digitais e pautam-se na premissa de que o pensamento humano funcione por associações. De fato, compreender como o cérebro humano processa e armazena o conhecimento lexical sempre foi algo que intrigou os pesquisadores. Uma compreensão mais apurada desse processo só foi possível com os avanços tecno-científicos do século XX. Assim, surge o conexionismo, como uma nova teoria para esclarecer como ocorre a aquisição de conhecimento. Este trabalho examina relações entre o modelo conexionista e a hipertextualidade, levando em consideração a potencialidade de hipertextos e hipermídias para o ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira.
Citas
ARAÚJO, J.C.; BIASI-RODRIGUES, B. Interação na internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
BIDERMAN, M. T. C. Léxico e vocabulário fundamental. In: Alfa. nº 40. São Paulo: EDUNESP, 1996.
BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística (teoria lexical e lingüística computacional). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERRARI, M. Ampliação e reforço do vocabulário em língua estrangeira através da narração e da leitura de histórias infanto-juvenis. In: Letras de Hoje. Porto Alegre, v.39, n.3, setembro, 2003, p.73-90.
HENRIQUES, C. C. Léxico e Semântica: estudos produtivos sobre palavra e significação. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2018.
LEFFA, V.J. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, V.J. (org.). As palavras e sua companhia; o léxico na aprendizagem. Pelotas, 2000, v1, p.15-44.
LEITE, A. S. O paradigma conexionista na aquisição lexical. In: ReVEL. Vol. 6, n. 11, agosto de 2008.
PROCÓPIO, R.B.; RIBEIRO, P.N.S. Glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário em língua inglesa. In: Acta Scientiarum. Language and Culture, vol. 38, núm. 2, pp. 107-116, 2016.
SAMPAIO, T. O. M.; FRANÇA, A. I.; MAIA, M. A. R. Linguística, psicologia e neurociência: a união inescapável dessas três disciplinas. In: Revista LinguíStica. Volume 11, número 1, junho de 2015, p. 230-251.
VILLALVA, A.; SILVESTRE, J. P. Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do português. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
YANGUAS, I. Multimedia glosses and their effect on l2 text comprehension and vocabulary learning In: Language Learning & Technology, June 2009, Volume 13, Number 2 pp. 48-67.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Drielle Caroline Izaias Juvino Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.