YOUTUBE

RECURSO TECNOLÓGICO DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Breno de Campos Belém UFPA
  • Luis Paulo Siqueira Guimarães UFPA

Palabras clave:

YouTube, vídeos, tecnologia, língua inglesa, ensino-aprendizagem

Resumen

O presente trabalho aborda o YouTube como um instrumento de ensino e aprendizagem voltado para a língua inglesa. O trabalho consiste em apontar este recurso tecnológico como uma possível alternativa, já que no contexto da sociedade atual, viver sem algum tipo de ferramenta de interação tecnológica está praticamente impossível. Reconhecendo isso, abre-se caminho para possibilidades tanto de ensino quanto de aprendizagem. Propõe-se aqui, por meio de uma sequência de passos, uma proposta de atividade a ser criada nesta plataforma de fluxo de vídeos, em que alunos e professores tornam-se sujeitos ativos na escolha e elaboração do produto final. Embora este trabalho esteja focado na tecnologia, é mister considerar, acima de tudo, que o elemento humano, na figura do professor, ainda é o principal recurso disponível para proporcionar uma aprendizagem eficaz.

Biografía del autor/a

Breno de Campos Belém, UFPA

Graduado em Licenciatura em Letras com habilitação em língua inglesa pela UFPA, especialista em ensino e aprendizagem de língua estrangeira pela UFPA, especialista em ensino de línguas mediado pelo computador pela UFMG e mestre em linguística na linha de pesquisa ensino e aprendizagem de línguas pela UFPA. Professor adjunto nível I do curso de letras com habilitação em língua inglesa do Campus de Cametá da UFPA e professor pesquisador Nível II do Programa Nacional de Formação Docente (PARFOR). Já trabalhou em instituições particulares de ensino fundamental e médio, bem como em escolas de idiomas e dos cursos livres da UFPA. Tem como interesses acadêmicos a área de linguística aplicada na linha de pesquisa ensino e aprendizagem de língua inglesa, na metacognição da aprendizagem de línguas, educação à distância, recursos tecnológicos aplicados ao ensino e aprendizagem de línguas, avaliação e estágio supervisionado.

Luis Paulo Siqueira Guimarães, UFPA

Graduação em andamento em Educação Física. Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil. Graduação em Letras - Inglês. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

BELÉM, B. de C. .; GUIMARÃES, L. P. S. . YOUTUBE: RECURSO TECNOLÓGICO DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AULAS DE LÍNGUA INGLESA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/853. Acesso em: 30 sep. 2024.