INVESTIGANDO AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO APLICATIVO WHATSAPP

Autores

  • Breno de Campos Belém Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jobson Carlos Tenório Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Joellen Klícia da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jonh Elvis Martins Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Tiago Veiga Pantoja Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

autonomia, aprendizagem, língua inglesa

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar indícios de comportamentos autônomos em graduandos de letras língua inglesa como aspecto determinante na aprendizagem da referida língua.  Para isso, foi realizada uma entrevista estruturada por meio do aplicativo Whatsapp com graduandos do 6o e 7o semestre do curso de Letras Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará – UFPA, dos municípios Mocajuba e Baião, respectivamente. De forma geral, a entrevista resultou em duas categorias de definição de autonomia, na identificação da autonomia presente na aprendizagem de todos os entrevistados e na caracterização de estratégias para a aprendizagem de língua inglesa.  Nesta pesquisa, o Whatsapp foi escolhido como instrumento de pesquisa, pois era o melhor recurso disponível para esta investigação, pois a distância espacial entre pesquisadores e pesquisados inviabilizava a investigação face a face.

Referências

BENSON, P. The philosophy and politcs of learner autonomy. In: BENSON, P.; VOLLER, P. (Org.). Autonomy e Independence in language learning. New York: Addison Wesley Longman, p. 18-34, 1997.

BURNS, A. Collaborative action research for English Lenguage teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

CARVALHO, S. F. Autonomia e Motivação em narrativas de aprendizes de português como língua estrangeira. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Universidade Federal de Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 65-87, 2007.

DANTAS, L; MAGNO E SILVA, W. Motivação e autonomia para formação de um novo aprendente e de um novo professor. In: ASSIS, Rosa (Org.). Estudo da língua portuguesa e de todas as línguas que fazem a nossa. Belém-PA: Editora UNAMA, p. 139-151, 2008.

HARMER, Jeremy. How to teach English. Edinburgh: Longman, 2007.

LEFFA, V. J. Quando menos é mais: a autonomia na aprendizagem de línguas. In: NICOLAIDES, Christine; MOZZILLO et al. (Orgs.). O desenvolvimento da autonomia no ambiente de aprendizagem de línguas estrangeiras. Pelotas: UFPEL, p. 33-49, 2003.

NUNAN, David. Autonomy in language learning. ASOCOPI 2000, Cartagena, Colômbia, Outubro de 2000. Disponível em www.nunan.info/presentations/autonomy. Acesso em 17 ago. 2018.

PAIVA, V. L .M. Autonomia e complexidade. In: LEFFA, V. J. (Ed.). Linguagem & Ensino. Pelotas, v. 9, n 1, p. 77-127, 2006.

SCHARLE, Á.; SZABÓ, A. Learner autonomy: a guide to developing learner responsibility. Cambridge: CUP, 2000.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

BELÉM, B. de C.; TENÓRIO, J. C.; SILVA, J. K. da; MARTINS, J. E.; PANTOJA , T. V. INVESTIGANDO AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO APLICATIVO WHATSAPP. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1073. Acesso em: 30 set. 2024.