ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES

Autores/as

  • Adrielle Lourenço de Sá UCAM
  • Ana Lucia do Carmo Narciso UFJF
  • Luciana do Carmo Narciso UFV

Palabras clave:

educação, ensino remoto, tecnologias, professores

Resumen

Neste trabalho versa-se sobre os desafios da educação em um contexto de intensas e abruptas mudanças causadas pela pandemia do Covid-19, que ensejou uma série de transformações nos modos de pensar a educação e as práticas de ensino através do ensino remoto. Este artigo tem como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores na implementação e manutenção do ensino remoto em meio à situação de pandemia. Para traçarmos um panorama desse contexto aplicamos um questionário a 16 docentes atuantes em cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a fim de conhecer as opiniões dos professores a respeito dessa ferramenta. Ao longo das análises dos dados desta pesquisa, ficou perceptível que ela não se mostra integralmente eficaz devido a uma série de fatores, que vão desde o preparo dos professores ao acesso às tecnologias.

Biografía del autor/a

Adrielle Lourenço de Sá, UCAM

Possui Curso Normal em nível médio com habilitação para exercício do Magistério na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão - Porciúncula-RJ, é graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG / Unidade Carangola (08/2015-07/2018) e pós graduada em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Candido Mendes. Foi monitora das disciplinas de Geometria Plana e Física durante a graduação. Atuou como estagiária na modalidade não obrigatório da Universidade do Estado de Minas Gerais (08/2016-07/2018). Trabalhou como professora de Matemática na Secretaria de Educação de Minas Gerais e na rede particular na cidade de Porciúncula. Atualmente é professora de Matemática na secretaria municipal da cidade de Porciúncula-RJ.

Ana Lucia do Carmo Narciso, UFJF

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- unidade Carangola. Cursa o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luciana do Carmo Narciso, UFV

Licenciada em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais; mestranda em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela UFV; membro do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Carangola; desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Patrimônio Cultural e Educação.

Citas

BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.

DORNELES, Darlan Machado. A formação do professor para o uso das tics em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto uca no acre. Texto livre, linguagem e tecnologia, v.5, n.2, p. 71-87, 2012.

FRANÇA FILHO, Astrogildo Luiz de ; ANTUNES, Charlles da França; COUTO, Marcos Antonio Campos. Alguns apontamentos para uma crítica da EAD na educação brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, v. 16, n. 1, 2020.

LEAL, Paulo Célio de Souza. A educação diante de um novo paradigma: ensino a distância (ead) veio para ficar!. Gestão & Tecnologia Faculdade Delta, v. 1, n.30, p. 41-43, jan./jun. 2020.

SANTOS, Claitonei de Siqueira. Educação escolar no contexto de pandemia: algumas reflexões. Gestão & Tecnologia Faculdade Delta, v. 1, n.30, p. 44-47, jan./jun. 2020.

SILVEIRA, Sidnei Renato et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar- Prática Docente, p. 35.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

SÁ, A. L. de .; NARCISO, A. L. do C. .; NARCISO, L. do C. . ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/844. Acesso em: 30 sep. 2024.