O USO DE JOGOS PARA INTRODUZIR CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
jogo pedagógico, metodologia de ensino, pensamento algébrico, tecnologiasResumen
Este relato de experiência realiza uma reflexão acerca do uso de jogos educacionais digitais no ensino de álgebra, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A proposta de atividade aqui relatada, foi aplicada em duas aulas geminadas, de 50 minutos cada, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública do estado de Minas Gerais. O intuito de utilizar os jogos como ferramenta pedagógica durante as aulas foi facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com relação à álgebra, visto que o ensino remoto emergencial dificulta mais a aprendizagem dos estudantes. Concluímos que os discentes se sentiram mais motivados a realizar a atividade, mesmo com os desafios enfrentados por eles e por nós, enquanto docentes. Além disso, a introdução do conteúdo de álgebra por meio de jogos, atuou no desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.
Citas
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.
LINS, Rómulo Campos; GIMÉNEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001. 176 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Ana Lucia do Carmo Narciso, Tahieny Kelly de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.