O USO DE JOGOS PARA INTRODUZIR CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Ana Lucia do Carmo Narciso Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-1787-8277
  • Tahieny Kelly de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palabras clave:

jogo pedagógico, metodologia de ensino, pensamento algébrico, tecnologias

Resumen

Este relato de experiência realiza uma reflexão acerca do uso de jogos educacionais digitais no ensino de álgebra, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A proposta de atividade aqui relatada, foi aplicada em duas aulas geminadas, de 50 minutos cada, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública do estado de Minas Gerais. O intuito de utilizar os jogos como ferramenta pedagógica durante as aulas foi facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com relação à álgebra, visto que o ensino remoto emergencial dificulta mais a aprendizagem dos estudantes. Concluímos que os discentes se sentiram mais motivados a realizar a atividade, mesmo com os desafios enfrentados por eles e por nós, enquanto docentes. Além disso, a introdução do conteúdo de álgebra por meio de jogos, atuou no desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.

Biografía del autor/a

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Possui mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Tahieny Kelly de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Cursou Especialização em Ensino de Matemática e Física (2016-2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE - Campus Rio Pomba-MG. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE - Campus Rio Pomba-MG, (2012 a 2015).

Citas

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.

LINS, Rómulo Campos; GIMÉNEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001. 176 p.

Publicado

2021-11-24

Cómo citar

NARCISO, A. L. do C.; CARVALHO, T. K. de. O USO DE JOGOS PARA INTRODUZIR CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/778. Acesso em: 30 sep. 2024.