MARCOS HISTÓRICO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES

Autores/as

  • Maria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelas UFVJM
  • Bárbara Carvalho Ferreira UFVJM

Palabras clave:

história da educação especial, inclusão, legislação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve revisão de literatura e de algumas normativas sobre a temática, que fornecerá subsídios para analisar, futuramente, a inclusão escolar na perspectiva dos gestores de escolas da rede municipal de Araçuaí/MG. Para tanto, foi realizado um breve histórico da educação especial no Brasil, passando pelas fases da exclusão, segregação, integração e inclusão. Além disso, foi apresentada algumas normativas importantes sobre a educação inclusiva. Objetivamos, a partir de recortes históricos, demonstrar como chegamos até as ideias inclusivas atuais e refletir como está a situação da escola nos tempos de hoje. Considera-se de grande relevância este trabalho que poderá trazer contribuição significativa à atividade político-pedagógica do gestor escolar.

Biografía del autor/a

Maria Rosilei Oliveira dos Santos Ornelas, UFVJM

Mestranda em mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFVJM; Graduação em Licenciatura Plena em Normal Superior- P. Veredas pela Faculdade do Noroeste de Minas (2005). Pedagogia pelo Faculdades Ibituruna - UNIMONTES; Efetivo da Escola Municipal Brincando e Aprendendo exercendo a função de coordenadora da Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação. Servidora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais EEB - Especialista da Educação Básica desde Dezembro de 2014 , Pós graduada em Gestão Escolar pela UFMG - Escola de Gestores- Especialização em Alfabetização e Letramento, Docência do Ensino Superior, Supervisão escolar e Atendimento Educacional Especializado , atuando principalmente nos seguintes temas: tutoria, coordenação pedagógica, coordenação local do PNAIC 2017/ 2018, desafios, inclusão, experiências significativas e leitura e escrita literária.

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

ORNELAS, M. R. O. dos S. .; FERREIRA, B. C. . MARCOS HISTÓRICO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS REGULARES. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/824. Acesso em: 30 sep. 2024.