LETRAMENTO IDEOLÓGICO E EMANCIPAÇÃO FEMININA
Palabras clave:
letramentos, emancipação feminina, sequência didática, biografias de letramentoResumen
No presente trabalho, apresentamos reflexões sobre práticas de letramentos e seus potenciais para emancipação feminina. O trabalho se inicia com uma revisão conceitual acerca de letramento(s), bem como a evolução das pesquisas no Brasil e sua relevância para além da escolarização, mas para a vida enquanto práticas sociais. Encontramos na vertente “ideológica” de Street (2014) o que parece ser a seara para um trabalho que fomente os letramentos para a emancipação feminina. Para um trabalho em educação linguística nesse sentido, a proposta de sequências didáticas por meio dos gêneros textuais pode promover letramentos com resultados no empoderamento e emancipação das mulheres. Ao final, apresentamos as biografias de letramento (STREET, 2014) como necessárias à orientação ideológica do trabalho.
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Ática, 2003.
CALVO, Luciana Cabrini Simões; BORGHI, Carmen Ilma Belincanta. Gêneros discursivos e sequências didáticas na formação docente inicial de Língua Estrangeira. 2009. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_dis
cursivos_e_sequencias_didaticas_na_formacao_docente_inicial_de_lingua_estrangeira.pdf>. Acesso em: 20/10/20.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales
Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.7
KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo [orgs.]. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros/Magda Soares. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, Brian, Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno - 1. Ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Zulmária de Souza Faustino Dias Mara, Carlos Henrique Silva de Castro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.