LETRAMENTO IDEOLÓGICO E EMANCIPAÇÃO FEMININA

Authors

  • Zulmária de Souza Faustino Dias Mara UFVJM
  • Carlos Henrique Silva de Castro UFVJM

Keywords:

letramentos, emancipação feminina, sequência didática, biografias de letramento

Abstract

No presente trabalho, apresentamos reflexões sobre práticas de letramentos e seus potenciais para emancipação feminina. O trabalho se inicia com uma revisão conceitual acerca de letramento(s), bem como a evolução das pesquisas no Brasil e sua relevância para além da escolarização, mas para a vida enquanto práticas sociais. Encontramos na vertente “ideológica” de Street (2014) o que parece ser a seara para um trabalho que fomente os letramentos para a emancipação feminina. Para um trabalho em educação linguística nesse sentido, a proposta de sequências didáticas por meio dos gêneros textuais pode promover letramentos com resultados no empoderamento e emancipação das mulheres. Ao final, apresentamos as biografias de letramento (STREET, 2014) como necessárias à orientação ideológica do trabalho.

Author Biographies

Zulmária de Souza Faustino Dias Mara, UFVJM

Possui graduação em Licenciatura em Educação Do Campo pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2018), e Licenciatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal de Ouro Preto(2006), mestranda em Ciências Humanas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK , vinculada a linha de pesquisa Linguagem e Cultura. Atualmente é professora da Escola Municipal Professora Diva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia,Educação do Campo e especialização em Educação Infantil, Supervisão Escolar E Inspeção Escolar.

Carlos Henrique Silva de Castro, UFVJM

Doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2005). Atua na graduação e na pós-graduação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) desde 2016. É pós-doutor pela UFMG com investigação sobre culturas de letramentos digitais no campo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

References

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STREET, Brian, Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno - 1. Ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

Published

2021-09-07

How to Cite

MARA, Z. de S. F. D. .; CASTRO, C. H. S. de . LETRAMENTO IDEOLÓGICO E EMANCIPAÇÃO FEMININA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/822. Acesso em: 30 sep. 2024.