ALUNOS DIGITAIS

UMA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO CONTRATURNO ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

alfabetização midiática informacional, BNCC., espaço maker, TDIC, aluno digital

Resumen

O projeto Alunos Digitais desenvolve-se no contraturno escolar oportunizando aos estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental a expansão dos conhecimentos tecnológicos. As competências e habilidades desenvolvidas neles são pautas na BNCC e nas TIDC. O projeto é praticado em toda a rede municipal de Ensino de Joinville coordenado pelas professoras Integradoras de Mídias de cada escola que, por sua vez, são responsáveis pelo Espaço Maker. Os alunos digitais são reconhecidos como líderes por seus pares, professores e equipe escolar. Eles são responsáveis por baixar os roteiros de estudo no computador, embarcar nos tablets para empréstimo aos estudantes sem conectividade. Também atendem a alunos, professores e responsáveis para auxiliá-los no que for pertinente a tecnologia. Projetos como esse devem ser replicados e ampliados para atender a uma quantidade maior de estudantes, por que os fortalece como indivíduos, transformando-os em líderes sendo reconhecidos entre os seus. Além de permitir que o aluno se desenvolva como protagonista em sua aprendizagem através de uma aprendizagem ativa. Orientar esses alunos em seus trabalhos é promover a alfabetização dentro da cultura midiática informacional. Orientar esses alunos em seus trabalhos é promover a alfabetização dentro da cultura midiática informacional, tornando-os capazes de inteligir na realidade na qual estão envolvidos, levando seu aprendizado para fora dos muros da escola.

 

Biografía del autor/a

Katia Monica Verdim Eggert, Escola Municipal João Costa

Sou Katia Monica, formada em Pedagogia com habilitação para as ma´terias pedagógicas em 2º grau, pela FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina), no ano de 1998. 

Comecei a trabalhar  como professora dos Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Joinville em 2008 e, desde 2014, estou Professora Integradora de Mídias, atualmente na Escola Municipal João Costa, coordenando o Espaço Maker. 

Em 2011 concluí minha primeira especialização "Especialização em Atendimento Educacional Especializado" pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em 2017 concluí minha segunda especialização "Especialização em Ciências e Tecnologias" pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC _Joinville(. 

Citas

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Publicado

2021-11-24

Cómo citar

VERDIM EGGERT, K. M. ALUNOS DIGITAIS: UMA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO CONTRATURNO ESCOLAR. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/776. Acesso em: 30 sep. 2024.