SOFTWARE PARA ANÁLISE DE CONCESSÃO DE CRÉDITO USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Autores/as

  • Sandro Reis Rocha Barros Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Gleison Pereira Medeiros Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Mozarth Dias de Almeida Miranda Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palabras clave:

software livre, inteligência artificial, redes neurais artificiais, análise de crédito

Resumen

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um software de inteligência artificial para auxiliar a análise de concessão crédito ao consumidor feita por instituições financeiras ou comércio eletrônico. A pesquisa foi fundamentada em três etapas: levantamento bibliográfico sobre o tema; entrevistas com um gerente financeiro do Banco do Brasil e com um Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal; e o desenvolvimento de um software usando Redes Neurais Artificiais tipo MLP. Foi criada uma interface através da qual pode-se informar um histórico com vários exemplos de operações de clientes realizadas no passado, cujo resultado quanto à inadimplência já seja conhecido. Essas informações servem como base de conhecimento para se realizar a etapa de treinamento/aprendizagem da Rede Neural Artificial. Uma vez concluída essa etapa de treinamento, o software está pronto a operar avaliando as informações de novos clientes para os quais a instituição financeira ou comercial deseja ter um laudo com relação ao risco de se conceder crédito. O software desenvolvido foi testado em diversos exemplos de operações de crédito, obtendo resultado de 80% de acertos, o que pode ser considerado como um bom desempenho se comparado aos resultados alcançados exclusivamente por mão de obra humana. Partindo do pressuposto que as tarefas de análise e concessão de crédito são realizadas, em sua maioria, por um profissional, ou por um comitê de crédito, esse software poderá substituir o fator de risco humano, ou, ser usado como elemento auxiliar na orientação de concessão de crédito a clientes, diminuindo o risco de inadimplência em operações.

Citas

AMORIM, B. Desenvolvimento de uma Plataforma Híbrida para Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

CARNEIRO, T. R. A., Faixas Salariais x Classe Social – Qual a sua classe social? Disponível em:https://thiagorodrigo.com.br/artigo/faixas-salariais-classe-social-abep-ibge/. Acesso em 19 set. 2018.

HAYKIN, S. Redes neurais: princípios e prática. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

KOVACS, Z. L. Redes neurais artificiais fundamentos e aplicações. São Paulo: Acadêmica, 1996. 174 p.

MCCULLOCH, W. S.; PITTS, W. A logical calculus of the ideas immanent in nervous activity. Bulletin Of Mathematical Biophysics, New York, p. 115-133. dez. 1943.

ROSENBERG, E.; GLEIT, A. Quantitative methods in credit management: a survey. Operations Research, Oxford, v.42, n.4, p.589-613, July/Aug. 1994.

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

BARROS, S. R. R.; MEDEIROS, G. P.; MIRANDA, M. D. de A. SOFTWARE PARA ANÁLISE DE CONCESSÃO DE CRÉDITO USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1088. Acesso em: 30 sep. 2024.