A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA

Autores/as

  • Adrielle Lourenço de Sá UEMG
  • Ana Lúcia do Carmo Narciso UEMG

Palabras clave:

educação, Matemática, Geometria, GeoGebra

Resumen

A presente pesquisa qualitativa e de natureza bibliográfica buscou analisar as contribuições e os desafios, que se evidenciam aos professores como empecilho na implementação das tecnologias digitais na sala de aula, em especial as do software matemático GeoGebra para um processo de ensino e aprendizagem em Geometria mais significativo. Este estudo respalda-se na opinião de diferentes teóricos para subsidiar e evidenciar como esta ferramenta pode cooperar positivamente para a aprendizagem geométrica significativa. Com os recursos tecnológicos cada vez mais inseridos na sociedade e no dia a dia do aluno, faz-se necessário que tais tecnologias integrem também o ambiente escolar. Embora seus conceitos sejam importantes, diversos problemas surgem no ensino e na aprendizagem da Geometria, entre estes as dificuldades de compreensão por parte dos alunos, falta de domínio deste conteúdo pelos professores e a metodologia, na maioria das vezes, utilizando meramente a exposição oral pautada em conceitos presentes em livros didáticos. Diante de tais desafios é indispensável que os docentes repensem suas práticas pedagógicas no ensino de Geometria, e inovem sua maneira de ensinar. Nesse sentido o GeoGebra é um software que proporciona autonomia para que os alunos experimentem, testem, visualizem e deduzam os conceitos geométricos sob a mediação do docente.

Citas

BOYER, Carl B.; PÉREZ, Mariano Martínez. Historia de la matemática. Alianza, 1986.

FISCHBEIN, Efraim. The theory of figural concepts. Educational studies in mathematics, v. 24, n. 2, p. 139-162, 1993.

GAZIRE, Eliane Scheid et al. O não resgate das geometrias. 2000.

GRAVINA, Maria Alice; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Informática na educação: teoria e prática. Porto Alegre. Vol. 1, n. 2 (abr. 1999), p. 73-88, 1999.

OLIVEIRA, Claúdio de. Tic’s na educação: A utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, v. 7, n. 1, 2015.

PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002.

PERIUS, Ana Amélia Butzen. A tecnologia aliada ao ensino de matemática. 2012.

SALLES, CARLA MARISE CANELA. Aprendizagem significativa e as novas tecnologias na educação a distância. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, v. 2, n. 1, 2013.

SILVA, Maria Edilma Amaral. O ensino de geometria na escola básica: confrontando aspectos mensionados por Lorenzato (1995) em seu trabalho “Por que não ensinar geometria?” com o atual ensino de geometria em escolas públicas do município de Sertânia-PE. 2017.

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

SÁ, A. L. de; NARCISO, A. L. do C. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOMETRIA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1047. Acesso em: 30 sep. 2024.