CINEMA E DEBATE

USANDO A TECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO PLURAL E CIDADÃ

Authors

  • Taciana Almeida Garrido de Resende IFMG
  • Marina Morena dos Santos e Silva IFMG

Keywords:

diversidade, cinema, cidadania, educação, tecnologia

Abstract

Este trabalho traz o relato de experiência de um projeto de extensão realizado no IFMG Campus Avançado Ipatinga que objetivou realizar mostras temáticas de cinema para alunos e alunas da rede pública dessa cidade, a fim de promover debates e análises de narrativas e temas histórico-sociais, com ênfase no cinema nacional. O estímulo ao debate, à reflexão sobre questões históricas, éticas, filosóficas e de cunho político e social abordadas pelo cinema, a trocas intelectuais com ênfase no respeito mútuo e ao reconhecimento da diversidade e de diferentes pontos de vista compunham a gama de objetivos do projeto. A partir das atividades desenvolvidas por meio dessa tecnologia, e descritas neste trabalho, espera-se explicitar os usos e as potencialidades do cinema na sala de aula, visto que o projeto Cinema e Debate mostrou-se como uma ferramenta significativa para aumentar o poder de análise e interpretação crítica dos estudantes e contribuir, de maneira ampla, para uma formação plural e cidadã de todos os envolvidos.

Author Biographies

Taciana Almeida Garrido de Resende, IFMG

Possui graduação e mestrado em História pela UFMG. Atualmente é professora do Instituto Federal de Minas Gerais.

Marina Morena dos Santos e Silva, IFMG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Possui mestrado em Estudos Linguísticos (2013) e licenciatura em Inglês (2008) e em Português (2010) pela mesma instituição. É professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ipatinga, onde atua no ensino superior e na educação profissional técnica de nível médio. Tem experiência, principalmente, com o ensino de Língua Inglesa, presencial e em ambientes virtuais de aprendizagem. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, metáforas sobre ensino e aprendizagem de línguas, pesquisa narrativa, multimodalidade e educação a distância.

References

BRASIL. Lei nº. 9.394. Diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1996. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 22 jun. 2016

DUARTE, Rosália. Cinema & educação: refletindo sobre cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002

IPEA. Comunidade 147 - Download de músicas e filmes no Brasil: Um perfil dos piratas online. 2012. Disponível em

<http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/120510_comunicadoipea0147.pdf>

NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In: Carla Bassanezi Pinsky. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

GIROUX, Henry A. Breaking in to the movies: An introduction. In: ______. Breaking in to the movies: Film and the culture of politics. Malden, MA: Blackwell Publishers, 2002.

RAMOS, Fernão Pessoa. O lugar do cinema. In: V Encontro SOCINE, 2001, PUC/ Porto Alegre. Estudos de Cinema ano III - SOCINE. Porto Alegre: Sulina, 2001.

Published

2021-09-09

How to Cite

RESENDE, T. A. G. de .; SANTOS E SILVA, M. M. dos . CINEMA E DEBATE: USANDO A TECNOLOGIA PARA A FORMAÇÃO PLURAL E CIDADÃ. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/930. Acesso em: 30 sep. 2024.