LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Authors

  • Mauricio Teixeira Mendes UFMG
  • Natália Eliza Novais Alves UFMG

Keywords:

letramento, linguagem, tecnologia, ensino de língua inglesa, educação no campo

Abstract

No presente trabalho, abordaremos o conceito de Letramento Crítico (LC) de Mattos e Valério (2010) e sua relevância para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Brevemente, discutiremos o conceito de “brechas” proposto por Duboc (2005) e como elas podem ser uma estratégia para que o professor possa proporcionar um ensino voltado a aguçar a criticidade dos estudantes, principalmente para que possam ser mais atuantes na comunidade em que vivem. Apresentaremos um plano de aula desenvolvido em uma escola do campo do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Tal atividade foi proposta como fechamento da disciplina “Novos Letramentos - Autores Brasileiros”, do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ocorreu no primeiro semestre de 2019, no qual teríamos que propor uma aula que pudesse ser aplicada na educação básica, com duração de 50 minutos, dentro da perspectiva do letramento crítico.

Author Biographies

Mauricio Teixeira Mendes, UFMG

Graduando do curso de Licenciatura em Educação no Campo da UFVJM na área de Linguagens e Códigos. Atualmente sou bolsista do projeto de Ensino Olhares do Campo da UFVJM. Participei como bolsista de 2016 a 2018 do projeto de extensão Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades. Também participei de projetos como PIBID Diversidade, Vídeo Cartas e do projeto de pesquisa Culturas de letramento do Campo: um estudo de práticas educativas em comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Possui interesse e experiência na área da Educação do Campo, na área de Linguística Aplicada na linha Linguagens e Tecnologias.

Natália Eliza Novais Alves, UFMG

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos na área de Linguagem e Tecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais, desde Fevereiro de 2019. Pós-Graduada em Ensino de Língua Inglesa (lato sensu) pela Universidade Federal de Minas Gerais em 25 de abril de 2011. Licenciada em Letras (Português / Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa em 23 de março de 2007. Fluente na Língua Inglesa, possui experiência como professora em diversas instituições privadas e públicas. Estuda tecnologia, metáforas, identidades e a multimodalidade aplicadas ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. Atualmente é Bolsista da CAPES e do Programa INGREDE da Faculdade de Letras da UFMG. (Texto informado pelo autor)

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: Acesso em 04 out. 2019.

DUBOC, A. P. M. Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (Orgs.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 3 ed. Campinas: Pontes, 2017. p. 209-229.

JORGE, M. L. S. Línguas estrangeiras em evidência: formação de professores, justiça social e letramentos. In: DALACORTE, M. C. F.; REICHMANN, C. L.; ROMERO, T. R. S. (Orgs.). Construções identitárias de professores de línguas. São Paulo: Pontes, 2016, p. 121-136.

MATTOS, A. M. A.; VALERIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.

MICCOLI, L.Valorizar a disciplina de inglês e seu trabalho de professor. In: CUNHA, A.G ; MICCOLI, L. (Orgs). Faça a Diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p.14-36.

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral/ FRANCO, Cláudio de Paiva. Way to Go!: Língua Estrangeira Moderna: Inglês: Ensino Médio. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2016.

Published

2021-09-09

How to Cite

MENDES, M. T. .; ALVES, N. E. N. . LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/917. Acesso em: 30 sep. 2024.