TRAÇOS DE IDENTIDADE EM UMA TECNOBIOGRAFIA
Palavras-chave:
identidade, tecnologia, tecnobiografia, pesquisa narrativaResumo
No presente trabalho abordarei o conceito de Identidade e a relevância da pesquisa narrativa (MOUTINHO; CONTI, 2017) para gerar compreensão sobre como nossas identidades são fragmentadas e modificadas durante nossa vivência e nossa experiência com a tecnologia. Para tanto, apresentarei uma tecnobiografia (história de vida em relação a tecnologias), analisando-a a partir do conceito de “identidades fragmentadas” proposto por Moita Lopes (2002). Tal metodologia foi proposta na atividade de conclusão da disciplina “Métodos de Pesquisa em Linguística Aplicada”, do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que ocorreu no primeiro semestre de 2020.
Referências
BARTON, D.; LEE, C. Linguagem Online: Textos e Práticas Digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014, p. 72-93.
CIAMPA, A. C. Identidade. In: S. T. Lane & W. Godo (Orgs). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 58-75.
MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2002, p.63-81.
MOUTINHO, K., CONTI, L. Análise narrativa, construção de sentidos e identidade. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2017, p. 1-8.
TERÊNCIO, M.G. SOARES, D.H.P. I A internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v.8, n.2, 2003, p. 139-145.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Natalia Eliza Novais Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.